InterPETs 2017 reúne dezenas de alunos no Anfiteatro Bento Prado Junior
Permanência do Programa e discussões sobre novos projetos foram os temas abordados no encontro
Os alunos do Programa de Educação Tutorial da UFSCar, os PET's, programa do Ministério da Educação desenvolvido por grupos de estudantes dos cursos de graduação baseado no ensino, pesquisa e extensão, realizaram, no último sábado (14/01), durante todo o dia, o InterPET's.
O objetivo do evento que aconteceu no Anfiteatro Bento Prado Júnior, campus São Carlos, foi viabilizar o intercâmbio de conhecimento entre os PET's promovendo discussões e mini-cursos para fortalecer os grupos da UFSCar, que hoje se totalizam em 17, divididos por cursos da graduação.
Para um dos alunos da comissão responsável pelo evento, Rafael Reis Lopes, do PET Estatística, os PET´s buscam desde projetos que auxiliam a Universidade como um todo, bem como os próprios cursos, ou mesmo a comunidade. “São 12 alunos bolsistas dos cursos de graduação da UFSCar em diferentes áreas de conhecimento, com a tutoria de um docente e, neste evento, foi o momento de interação entre todos para discutir o que foi feito no último ano, as necessidades do programa, ideias e também sobre como será o PET sudeste, que é o evento regional de extrema importância”, disse.
No início da manhã, os grupos se apresentaram e cada um mostrou o trabalho específico desenvolvido. Em seguida participaram da palestra sobre “Mobilização estudantil em prol da
permanência do PET”, com a ‘petiana’ do PET Conexão de Saberes, da Universidade de Brasília - UnB , Naiara Martins. Durante à tarde, aconteceram os mini-cursos, workshops e grupos de discussões.
O pró-reitor de Graduação (ProGrad), Miro Caldeira, esteve presente na abertura e reforçou o apoio da gestão aos alunos. “A ProGrad já se reuniu para falar do Programa e desses alunos que estão interessados e em prol da nossa Universidade. Estamos felizes em saber da quantidade de alunos envolvidos e reforço que, mesmo ainda estando frente à pró-reitoria há dois meses, nós incluiremos os PET’s em nossa agenda e abriremos a portas para todos esses alunos e projetos que eles desenvolvem, pois nós estamos preocupados em buscar soluções para as nossas instalações físicas, a qualidade dos nossos professores, dos laboratórios, dos parques esportivos e culturais e a nossa biblioteca”, disse Caldeira salientando que, junto às outras pró-reitorias, fará com que esses serviços funcionem com excelência nesta gestão.
“Esperamos total apoio desta nova gestão, pois o PET mais antigo da UFSCar, por exemplo, já existe há 30 anos. Trabalhamos 20 horas semanais em cima deste programa e queremos o reconhecimento que estamos na luta pela Universidade e pela permanência do programa“, finalizou o aluno Rafael Reis Lopes.
Participaram do InterPETs 2017, que compuseram a comissão:
- PET Ambiental
- PET BCC
- PET BCI
- PET Biologia
- PET Engenharia Civil
- PET Engenharia de Produção
- PET Engenharia Química
- PET Estatística
- PET LIF
- PET Química
- PETs temáticos:
- PET EcoSol
- PET Indígena - Ações em Saúde
- PET Usina de Reflexão
Mais informações sobre os grupos envolvidos no InterPETs e seus projetos podem ser visualizados na página do Facebook