Reitora da UFSCar se reúne com ministros e participa de encontro da Andifes

Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, Ana Beatriz de Oliveira apresentou as demandas da Universidade ao governo federal e participou de Reunião do Conselho Pleno da Andifes.

Ana Beatriz de Oliveira, Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), esteve em Brasília entre os dias 18 e 20 de fevereiro, para se reunir com parlamentares, ministros e secretários do governo federal e participar de Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Durante sua passagem pela capital, a Reitora dialogou com autoridades sobre demandas relativas à consolidação e expansão da Universidade, a implantação do campus São José do Rio Preto, o programa Parfor-Equidade, a situação orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior e a autonomia universitária.

No dia 18 de fevereiro, a agenda reuniu encontros com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), com a Secretaria de Educação Superior (SESu), com o deputado estadual Simão Pedro e com o Ministro do Trabalho do Brasil, Luiz Marinho. As reuniões tiveram como pautas a consolidação da UFSCar; a necessidade de ampliação do quadro de servidores técnico-administrativos (TAs); a implantação do novo campus da UFSCar, em São José do Rio Preto; as condições de infraestrutura do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, ofertado pela Universidade a partir do programa Parfor-Equidade; e a possibilidade de atuação da UFSCar nas pautas do Ministério do Trabalho, especialmente no interior paulista. 

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a Reitora participou da 178ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes. O encontro contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, que anunciou uma troca de secretários no Ministério: Alexandre Brasil passa a assessorar a Secretaria Executiva do MEC e o professor Marcus Vinícius David, ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ex-presidente da Andifes, assume a Secretaria de Educação Superior. Em diálogo com o ministro, Ana Beatriz destacou as preocupações das IFES quanto à autonomia universitária. “Tive a honra de representar a região Sudeste, com uma fala direcionada ao Ministro. Destaquei nossas preocupações quanto à autonomia universitária, tanto no que se refere à nomeação de reitoras e reitores, quanto no financiamento e na gestão administrativa e de pessoal”, explicou a professora.

O Conselho Pleno da Andifes aprovou, no dia 20/2, a Carta de Ouro Preto (.pdf), documento que reforça o compromisso das IFES na luta pela equidade de gênero e o combate ao assédio sexual. O documento é resultado de um seminário realizado pela Andifes em janeiro de 2025 (link externo) e destaca a importância de ações concretas para garantir um ambiente acadêmico mais justo e igualitário.

Durante sua passagem por Brasília, a Reitora também se encontrou com o então Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tratar das dificuldades orçamentárias da UFSCar e de outras IFES. Na ocasião, Ana Beatriz reforçou a necessidade de apoio para liberação de emendas e auxílio em outras articulações com o estado de São Paulo. A professora esteve também no Palácio do Planalto, dialogando com representantes do governo federal sobre a consolidação dos quatro campi da UFSCar e sua atuação nos territórios em que a Universidade está inserida.