UFSCar e Prefeitura Municipal recebem equipe técnica do Ministério da Saúde

Encontro tratou da reforma da Unidade Saúde Escola para implantação do CER III

No último dia 10 de fevereiro, a Unidade Saúde Escola (USE) recebeu a visita de uma equipe técnica do Ministério da Saúde (MS), para avaliar as condições estruturais da USE e discutir a reforma que tem sido negociada junto ao Ministério a fim de viabilizar a implantação do Centro Especializado de Reabilitação (CER III) na Unidade.

O MS foi representado por Carmen Moura dos Santos, Coordenadora-geral de Atenção Especializada, Henrique Amorim Soares, analista de infraestrutura, e Gabriel Martins de Paula, fisioterapeuta da Secretaria Executiva do Ministério. A UFSCar e o município de São Carlos foram representados pela Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, pelo Secretário Municipal de Saúde, Leandro Pilha, pela Diretora Geral da USE, Patrícia Magdalena, pela Diretora Técnica da USE, Carla Polido, pela Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Isabela Lussi, e por integrantes do Grupo de Trabalho da USE (GT USE).

Durante o encontro, a equipe do Ministério da Saúde apontou que o projeto de reforma não deve se restringir apenas às estruturas que receberão o CER III, mas também incorporar outras ações que a unidade pode desenvolver em prol da assistência especializada em saúde. “A ideia é que a reforma consolide a USE como uma unidade de atenção especializada, que contém o CER III, mas também outras linhas de cuidado, articuladas com a atenção básica e com a atenção hospitalar do município. Nesse sentido, a USE se integra plenamente à rede e passa a completar o ciclo de atenção integral à saúde das pessoas”, avaliou a Reitora Ana Beatriz.

A gestora também ressalta que a Unidade já possui uma trajetória consolidada na área de reabilitação e a parceria com a prefeitura é fundamental para avançar no processo de implantação do CER III. “O governo federal, por meio do Novo PAC, viabilizou a instalação de novos CERs pelo país e aqui em São Carlos é uma satisfação ter a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para avançarmos na estruturação da reforma da USE para acolher o CER, com as modalidades de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de oficina ortopédica”.

Para o Secretário Municipal de Saúde, a implantação do CER III deve fortalecer a rede de cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, pois os novos serviços de reabilitação oferecidos pela Unidade absorverão demandas da rede municipal. Leandro Pilha reforçou que a Prefeitura deve viabilizar a contratualização dos serviços por meio de convênios com a UFSCar e que a chegada do CER III deve otimizar recursos e qualificar os serviços prestados para a população.

Como parte do planejamento da implantação do CER III na USE, a Reitoria nomeou o GT-USE, um grupo formado por representantes técnicos da Unidade, da área acadêmica e discentes de graduação e pós-graduação da UFSCar. Esse grupo é responsável pela elaboração da proposta assistencial para implantação do CER III na USE, e deverá ampliar o escopo do projeto para incorporar outros serviços, em consonância com as necessidades regionais de saúde e a Política Nacional de Atenção Especializada.