UFSCar e Santa Casa de São Carlos renovam parceria para residência médica dos estudantes
Na manhã desta quinta-feira, dia 3 de agosto, a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, e o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, Antonio Valério Morillas Júnior, participaram de cerimônia para assinatura de convênio entre a Universidade e o Hospital que renova parceria para a realização da residência médica pelos estudantes de Medicina da UFSCar na Santa Casa. O documento assinado é um Termo Aditivo ao Convênio de Cooperação Institucional 026/2011, regulamentando aspectos ligados às atividades de residência médica e que amplia as possibilidades de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão na área da Saúde.
Para a Reitora da UFSCar, o momento político e econômico que o Brasil atravessa exige que as instituições se unam para superar a complexidade dos problemas enfrentados pela sociedade atualmente. "As áreas de Educação e Saúde são sempre bastante afetadas nos períodos de crise e apenas buscando parcerias é que conseguiremos encontrar soluções criativas para continuarmos trabalhando no sentido de oferecer tanto uma educação quanto serviços de Saúde de qualidade para a população", afirmou a Reitora. Segundo Hoffmann, o convênio com a Santa Casa vem justamente nessa direção: "buscamos complementar as nossas ações, agir em sintonia, para garantir uma formação qualificada aos nossos estudantes e para colaborar com os atendimentos de Saúde, no município de São Carlos", destacou ela.
O Provedor da Santa Casa também ressaltou a importância da articulação entre as instituições e disse que para o Hospital é uma satisfação poder trabalhar em conjunto com a UFSCar, que recentemente foi colocada entre as 20 melhores universidades da América Latina. "Queremos consolidar a Santa Casa como um 'braço', uma extensão, do curso de Medicina da UFSCar, e também somar, contribuir com as ações desenvolvidas no Hospital Universitário em prol da Saúde na nossa cidade e dos nossos cidadãos", afirmou Morillas Júnior.
Na ocasião da assinatura do novo convênio estiveram representando a UFSCar, ao lado da Reitora, o Pró-Reitor de Administração, Marcio Merino Fernandes; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Audrey Borghi e Silva; a Diretora do Centro de Ciências Biológicas da Saúde, Ana Beatriz de Oliveira; a Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário, Flávia Gomes Pileggi Gonçalves; a Vice-Chefe do Departamento de Medicina, Carla Polido; e o Coordenador do curso de Medicina, Ubiratan Cardinalli Adler. Junto ao Provedor da Santa Casa, estavam o Tesoureiro da Mesa Administrativa, Luiz Carlos Trevelin; o Coordenador do Departamento de Ensino, Carlos Fisher de Toledo; e o Analista de Ensino, André Mascaro.
Todos os presentes foram unânimes em definir a parceria como estratégica para ambas as instituições e afirmaram que o convênio assinado abre muitas outras possibilidades para atuação conjunta entre a UFSCar e a Santa Casa. "Estamos dando um passo importante, mas é apenas o início de um trabalho articulado que deve ir muito além da residência médica. Queremos, por exemplo, realizar pesquisas em conjunto na área da Saúde, para qualificarmos os tratamentos e atendimentos", afirmou a Pró-Reitora de Pós-Graduação. "O diálogo está aberto, agora precisamos aprofundá-lo para identificarmos todas as linhas de ações possíveis", defendeu a Diretora do Centro de Ciências Biológicas da Saúde.
De acordo com o Coordenador do Departamento de Ensino da Santa Casa, o Hospital tem feito muitos investimentos em novas tecnologias e renovado as equipes médicas, iniciativas que também vão colaborar muito com a formação dos estudantes da UFSCar, que estarão em contato direto com novos equipamentos e profissionais especializados. "A população também ganha. Muitas vezes, tem-se a ideia de que residentes oferecem cuidados menos qualificados aos pacientes, mas esse preconceito é infundado; primeiro, porque os residentes não realizam atendimentos, eles acompanham os especialistas e, ao mesmo tempo em que aprendem com a prática, colaboram com diagnósticos e tratamentos ainda mais precisos. O atendimento ao paciente, portanto, tende a ser muito mais qualificado", afirmou Trevelin.
A assinatura do convênio foi realizada às 10h30 na Sala de Reuniões do Anexo da Reitoria no Campus São Carlos da UFSCar.