100 dias de gestão: Pró-Reitoria de Administração e Hospital Universitário apresentam balanço dos projetos colocados em prática no início da gestão
Os 100 primeiros dias de gestão da nova equipe da Administração Superior da UFSCar foram marcados por desafios, conquistas e, principalmente, pela transparência e pelo comprometimento com o programa de gestão e diálogo constante com a comunidade universitária.
O balanço desses 100 dias foi apresentado pela equipe no “Na Pauta #11”, programa semanal realizado pela equipe de Comunicação da UFSCar. Para que toda a comunidade fique por dentro do que foi apresentado, estamos divulgando uma série de matérias sobre as atividades das Pró-Reitorias, direção de Campus e do Hospital Universitário nestes 100 dias. Nesta, evidenciaremos as ações da Pró-Reitoria de Administração (ProAd) e do Hospital Universitário (HU).
Pró-Reitoria de Administração
A crise orçamentária e financeira, devido aos cortes e indefinições no orçamento que afetam todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tem sido o grande desafio da ProAd nestes primeiros meses. Para enfrentar esse momento, a Pró-Reitoria tem atuado fortemente na gestão de crises e com uma rede interna colaborativa.
O compromisso com a transparência e com o diálogo com toda a comunidade, nestes 100 dias, tem sido colocado em prática por meio de reuniões frequentes com os departamentos e unidades e da apresentação nas reuniões do Conselho de Administração (CoAd) do cenário orçamentário e financeiro da UFSCar.
"Criamos um comitê multicampi consultivo e estabelecemos frentes de trabalho que envolvem reuniões com as empresas para a manutenção de serviços e negociações com empresas para que, neste cenário de incerteza, possamos manter os contratos com as empresas prestadoras de serviços e as bolsas da assistência estudantil. Nossa prioridade é a manutenção de vidas e empregos e é, com base nisso, que estamos tomando as decisões de forma conjunta e transparente com a comunidade", destacou a Pró-Reitora de Administração, Edna Hércules Augusto.
Outros avanços da ProAd apresentados no programa “Na Pauta #11” (do momento 1:34:32 a 2:30:52) pela Pró-Reitora e pelo Pró-Reitor Adjunto, Luiz Manoel Almeida, foram a implementação da Rede ProAd UFSCar e do Comitê Gestor do Restaurante Universitário (RU), que vai atuar na formatação do novo contrato com base nos diferentes momentos da pandemia e de retomada presencial, na melhoria dos cardápios, na presença de alimentos da agricultura familiar e de ações de sustentabilidade e acessibilidade para transformar os RUs em espaços de convivência e integração.
Prezando pela transparência e atuação participativa, a ProAd implementou também a Comissão de Planejamento de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços (CoPAC), que reúne representantes de diversas unidades e campi em grupos de trabalho estratégicos para a atuação em temas como gestão e fiscalização de contratos e melhoria nos fluxos internos.
Hospital Universitário
Foram muitos os avanços do Hospital Universitário (HU) nestes 100 primeiros dias, entre os quais, estão incluídos a ampliação da oferta de serviços, o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão e uma gestão focada na eficiência e sustentabilidade.
Em sua participação na edição especial do “Na Pauta” (do momento 1:28:05 a 1:34:30), o Superintende do HU, Fábio Fernandes Neves, contou sobre o importante papel do HU no suporte para a rede municipal de Saúde de São Carlos no enfrentamento da pandemia, por meio do acolhimento e tratamento de pacientes, o que foi possível a partir da ampliação de dez para 18 leitos de terapia intensiva para a Covid-19.
"O HU está empenhado em auxiliar o sistema da Saúde de São Carlos e essa ampliação é fruto do esforço e dedicação de toda equipe pela sua eficiência e competência técnica, aliadas a leitos de excelente qualidade, o que resulta nos baixos índices de mortalidade que temos alcançado ", comentou Neves.
Outro esforço da gestão do HU está na mobilização, junto ao Ministério da Educação (MEC), para conseguir 125 novos profissionais para viabilizar o projeto do Centro Cirúrgico, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e do Laboratório e Agência Transfusional, que foram inaugurados, mas não viabilizados.
No que diz respeito ao fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão, o HU submeteu ao MEC um pedido de uma nova residência médica em Pediatria, através de um processo seletivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e aguarda a chamada para outras duas residências multiprofissionais.
O HU também está trabalhando para, ainda este ano, aderir à rede nacional de Pesquisa Clínica da Ebserh, junto a 48 hospitais que, a partir do cadastro dos pesquisadores da UFSCar, comporão um banco de dados, possibilitando pesquisa em rede nacional.
No Diário da Reitora é possível conhecer o balanço apresentado pelo Gabinete da Reitoria e pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão e de Gestão de Pessoas e Assuntos Comunitários e Estudantis. O “Na Pauta #11”, edição especial, pode ser conferido, na íntegra, nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube.