100 dias de gestão: ProGPe e ProACE destacam o acolhimento e o diálogo como primordiais para uma gestão colaborativa e transformadora
Os 100 primeiros dias de gestão da nova equipe da Administração Superior da UFSCar foram marcados por desafios, conquistas e, principalmente, pela transparência e pelo comprometimento com o programa de gestão e diálogo constante com a comunidade universitária.
O balanço desses 100 dias foi apresentado pela equipe no “Na Pauta #11”, programa semanal realizado pela equipe de Comunicação da UFSCar. Para que toda a comunidade fique por dentro do que foi apresentado, estamos divulgando uma série de matérias sobre as atividades das Pró-Reitorias, direção de Campus e do Hospital Universitário nestes 100 dias. Nesta, evidenciaremos as ações das Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (ProGPe) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE).
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
Durante estes primeiros meses, foram inúmeras as atividades na ProGPe, com foco na comunicação a partir da escuta e acolhimento dos servidores e gestores e na participação efetiva no Fórum de Gestores de Pessoas do Conselho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Jeanne Liliane Marlene Michel, e o Pró-Reitor Adjunto, Antônio Roberto de Carvalho, falaram no programa “Na Pauta” (a partir de 58:17 a 1:12:33) sobre o trabalho na reorganização dos fluxos e da equipe de saúde do trabalhador e no levantamento das áreas críticas com relação à Segurança do Trabalho. Em tão pouco tempo, a unidade fez grandes avanços como a negociação de novas vagas, a seleção remota de substitutos e a criação do Conselho de Gestão de Pessoas (CoGePe).
"Uma importante pauta, presente na nossa campanha, foi a necessidade da escuta e do acolhimento, que tem sido atendida com reuniões semanais com toda a comunidade em todos os campi. Um passo fundamental para que essa escuta e diálogo ocorram foi a aprovação do CoGePe, que será um espaço democrático para a tomada de decisões. Trabalhamos para implementá-lo e o próximo passo será o processo de eleição para sua composição", destacou Michel.
No sentido de buscar soluções para as demandas represadas, a ProGPe retomou as reuniões da comissão com o objetivo de criar um modelo matemático para estudar o esforço docente, com a participação dos diretores de centro. Esses esforços também têm sido realizados com foco nos técnico-administrativos.
Outro grande marco do início da gestão foi a conquista, a partir de negociação com o Ministério da Educação (MEC), de 22 vagas de servidores docentes. "Vamos iniciar o mesmo processo de negociação para novas vagas de técnico-administrativos, pois a Universidade cresceu, passou a contar com novos processos, o que demanda mais profissionais e vamos trabalhar muito para essa recomposição", complementou a Pró-Reitora.
A Pró-Reitoria tem atuado na reorganização da equipe de Saúde do Trabalhador, que agora conta com uma assistente social que dará suporte e acompanhamento aos servidores que precisam fazer perícias.
Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis
O acolhimento, o diálogo e os esforços para assegurar os direitos dos estudantes e a mobilização contra os cortes orçamentários têm sido a tônica da ProACE, que, neste cenário desafiador, tem conseguido colocar em prática seus objetivos. "Esse movimento está presente na ProACE e em todas as Pró-Reitorias, pois somente através da escuta e do diálogo que vamos construir uma Universidade realmente democrática, inclusiva e participativa", disse o Pró-Reitor da ProACE, Djalma Ribeiro Junior.
Nestes 100 primeiros dias, foram mantidos e criados novos canais de comunicação com a comunidade universitária, comunicação esta que se faz presente também em canais externos, como no Fórum Nacional de Pró-Reitores e Pró-Reitores de Assuntos Estudantis.
No programa (do momento 1:12:41 ao 1:28:02), o Pró-Reitor e a Pró-Reitora Adjunta, Gisele Aparecida Zutin Castelani, destacaram que, com o engajamento de toda a equipe, a ProACE tem colocado em prática ações para contribuir com o enfrentamento da pandemia e com os cuidados com a comunidade e para fortalecer a Política de Ações Afirmativas e de permanência estudantil na Graduação e Pós-Graduação.
No enfrentamento da pandemia de Covid-19, a ProACe, através de seus Departamentos, tem se dedicado aos cuidados com a saúde física e mental da comunidade, sobretudo dos estudantes da moradia que têm sido monitorados semanalmente. As ações incluem a distribuição de máscaras e álcool em gel e, em parceria com a Prefeitura Universitária, a ampliação da limpeza das áreas comuns e das moradias.
Três importantes marcos da gestão foram a aprovação da Política Institucional de Saúde Mental, que agora vai começar a ser operacionalizada; a criação do programa de fomento à Assistência Estudantil, que receberá, através de doações, recursos financeiros para o custeio de moradia, alimentação, transporte, dentre outras necessidades de estudantes em situação de vulnerabilidade; e a aprovação do Relatório de Avaliação dos 10 anos do Programa de Ações Afirmativas e do Ingresso por Reserva de Vagas, que resultou na criação de uma Comissão Permanente de Avaliação do programa para seu aprimoramento e ampliação.
No Diário da Reitora, é possível conhecer o balanço apresentado pelo Gabinete da Reitoria e pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação e de Pesquisa e de Extensão em “Na Pauta #11”, edição especial, que pode ser conferida, na íntegra, nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube.