100 dias de gestão: ProGrad e ProPG apresentam balanço dos principais projetos colocados em prática no início da gestão
Os 100 primeiros dias de gestão da nova equipe da Administração Superior da UFSCar foram marcados por desafios, conquistas e, principalmente, pela transparência e pelo comprometimento com o programa de gestão e diálogo constante com a comunidade universitária.
O balanço desses 100 dias foi apresentado pela equipe no Na Pauta, programa semanal realizado pela equipe de Comunicação da UFSCar. Para que toda a comunidade fique por dentro do que foi apresentado, divulgamos uma série de matérias sobre as atividades das Pró-Reitorias, direção de Campus e do Hospital Universitário nestes 100 dias. Nesta, evidenciaremos as ações das Pró-Reitorias de Graduação (ProGrad) e de Pós-Graduação (ProPG).
Pró-Reitoria de Graduação
O Pró-Reitor de Graduação, Daniel Rodrigo Leiva, e a Pró-Reitora de Graduação Adjunta, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, (a partir do minuto 9:00 até o 23:05) falaram sobre os desafios para a gradução em tempos de pandemia e detalharam algumas iniciativas da gestão como o Projeto Cheganças, o Grupo de Trabalho Interdisciplinar em Acessibilidade e a realização do XI Seminário de Ensino de Graduação.
Com relação aos desafios da graduação na pandemia, destacaram os esforços para implementar iniciativas de facilitação do ensino remoto e dos processos virtuais no âmbito do Ensino Emergencial não Presencial (ENPE). "Temos trabalhado de forma articulada com toda a equipe técnica da ProGrad, coordenações de curso e conselheiros do Conselho de Graduação para avançar na excelência da graduação", disse Leiva.
Essa articulação também acontece com a comunidade externa, por meio da participação dos Pró-Reitores no Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em um Grupo de Trabalho que tem como foco a prevenção da evasão. "Junto com a Secretaria Geral de Informática (SIn), temos atuado em um projeto piloto que vai utilizar ferramentas digitais para a prevenção e previsão da evasão", disse.
A nova gestão retomou o Grupo de Trabalho Planejamento (GT Planejamento), que programa as novas ofertas de atividades no ensino remoto e as análises de dados do andamento do ENPE, a fim de aprimorar os novos períodos letivos.
A Pró-Reitora Adjunta falou sobre o Projeto Cheganças, em fase de desenvolvimento, voltado para os estudantes ingressantes e que tem como objetivo, mesmo que de forma remota, promover o acolhimento dos novos estudantes de forma que se sintam parte da Universidade.
Outro destaque é a consolidação do Grupo de Trabalho Interdisciplinar Acessibilidade (GTI Acessibilidade), que monitora as demandas dos estudantes autodeclarados pessoas com deficiência e trabalha para atendê-las. Uma das ações do GTI foi a criação do Portal Acessibilidade UFSCar, que disponibiliza aos docentes, estudantes e técnico-administrativos recursos e suportes para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Com foco nos docentes, a Pró-Reitoria promoveu o 11º Seminário de Ensino de Graduação (SEGrad), evento de formação colaborativa que tem como objetivo acolher e entender as demandas dos docentes e proporcionar momentos de discussão e reflexão junto a eles. Diante dos desafios do trabalho remoto, o tema deste ano foi “Pandemia, docência e condições de trabalho do Ensino Superior”.
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Em suas participações, o Pró-Reitor da ProPG Rodrigo Constante Martins e o Pró-Reitor Adjunto Luiz Eduardo Moschini (do minuto 24:20 ao 35:24) falaram sobre o início da construção de Políticas de Permanência para a Pós-Graduação, o uso dos recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (ProAP) 2019-2020, a gestão do Programa de Internacionalização (PrInt-UFSCar), a gestão integrada da crise das secretarias dos Programas de Pós-Graduação, a criação do Grupo de Apoio ao Coleta CAPES, o ProPGWeb e a aprovação do Novo Regimento Geral da Pós-Graduação. "Realizamos tudo isso com base no diálogo, participação e inclusão, que são a base da proposta da nossa gestão", disse Martins.
O Pró-Reitor evidenciou a articulação para com os programas de Pós-Graduação para garantir a execução de seus orçamentos, que estavam abaixo do esperado. Diante disso, a ProPG atuou com os coordenadores para identificar a necessidade dos recursos e, junto à Pró-Reitoria de Administração, viabilizou sua execução, que, somente em março e abril, já foi superior ao que havia sido aplicado em nove meses do ProAP em 2020.
A inclusão é prioritária na ProPG. Portanto, tem sido trabalhada, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), a construção de políticas de permanência. Uma delas consistiu no lançamento de um edital inédito para promover a inclusão digital de estudantes de pós-graduação em situação de vulnerabilidade. A outra é a inclusão da Pós-Graduação no recém aprovado programa de fomento à assistência estudantil com o apoio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI-UFSCar).
"A inclusão na Pós-Graduação será um dos nossos principais focos nos próximos anos. Além dessas ações que já iniciamos, vamos fortalecer os programas já existentes e criar novos para consolidar as políticas de Ações Afirmativas", destacou o Pró-Reitor.
No escopo de uma gestão integrada, a ProPG tem trabalhado com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGePe) na revisão dos fluxos administrativos dos programas de Pós-Graduação em busca da padronização das atividades. Além disso, a ProPG implementou um canal de diálogo e informação compartilhada entre os programas de Pós-Graduação e a ProPG, para auxiliar no preenchimento do relatório Sucupira, compartilhando boas práticas e experiências.
No Diário da Reitora é possível conhecer o balanço apresentado pelo Gabinete da Reitoria em Na Pauta #11, edição especial, que pode ser conferido na íntegra nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube.