100 dias de gestão: ProPq e ProEx destacam o mapeamento e acolhimento das unidades para aprimorar os serviços e atividades de suas comunidades
Os 100 primeiros dias de gestão da nova equipe da Administração Superior da UFSCar foram marcados por desafios, conquistas e, principalmente, pela transparência e pelo comprometimento com o programa de gestão e diálogo constante com a comunidade universitária.
O balanço desses 100 dias foi apresentado pela equipe no “Na Pauta”, programa semanal realizado pela equipe de Comunicação da UFSCar. Para que toda a comunidade fique por dentro do que foi apresentado, estamos divulgamos uma série de matérias sobre as atividades das Pró-Reitorias, direção de Campus e do Hospital Universitário nesses 100 dias. Nesta, evidenciaremos as ações das Pró-Reitorias de Pesquisa (ProPq) e de Extensão (ProEx).
Pró-Reitoria de Pesquisa
Mapear, acolher, apoiar, integrar e comunicar: esses são os pontos-chave da gestão da ProPq apresentados na live (do minuto 34:51 ao 48:18) pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Ernesto Chaves Pereira Souza, e pela Pró-Reitora Adjunta, Diana Junkes Bueno Martha.
Nestes primeiros meses, eles reuniram-se com os centros, biotérios, demais unidades e pesquisadores para compreender a realidade e especificidade de cada um e ouvir as demandas para o aprimoramento e apoio a eles, de forma que possam desenvolver seus trabalho da maneira mais adequada possível e alcançar seus objetivos.
A partir dessas visitas, a ProPq fez um levantamento dos grupos de pesquisa da Universidade, que são 479, e que, de agora em diante, podem contar com a orientação da Coordenadoria de Informação em Pesquisa. Com relação aos biotérios, as demandas apresentadas por eles já começaram a ser atendidas, como é o caso do biotério do Campus Sorocaba e dos da Fisiologia e Psicologia do Campus São Carlos.
Esse acolhimento também é destinado aos jovens cientistas que passam a contar com com a colaboração construtiva da ProPq na elaboração de seus projetos quando forem submetidos aos editais de financiamento.
"Sabemos da importância do suporte administrativo e, por isso, ampliamos o Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa (PAPq) e agora todos os pesquisadores dos quatro campi podem contar com ajuda na administração e na gestão financeira dos seus projetos e conseguir se dedicar prioritariamente às tarefas da pesquisa", explicou Chaves.
O acolhimento e apoio, que já estão sendo operacionalizados, conectam-se aos eixos de integração e comunicação, que serão colocados em prática a partir da reformulação da página da ProPq no site da UFSCar e, principalmente, da atuação em conjunto com Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) e com o Instituto da Cultura Científica para organizar em breve os colóquios que vão reunir pesquisadores de diferentes campos do conhecimento em torno de um tema comum.
Pró-Reitoria de Extensão
Atenta à relevância de concretizar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, nos primeiros 100 dias, a ProEX priorizou garantir o atendimento aos cronogramas dos editais de Extensão 2021 e estabelecer uma interlocução direta e contínua com os Projetos Especiais.
Em “Na Pauta” (do minuto 48:19 ao 58:16), a Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia, destacou a atuação, em parceria com a Secretaria Geral de Informática (SIn), para a otimização, o aprimoramento e a criação de novos módulos no ProExWeb, como o das Empresas Juniores, que permite regularizar suas atividades, proporcionando o acolhimento e estrutura de suporte jurídico de forma integral para todas elas.
"Estamos fazendo uma gestão integrada e em constante diálogo interno na ProEx e com as unidades para tomarmos as decisões de forma transversal. Dois exemplos nessa linha são a atuação para fortalecer o papel consultivo e deliberativo dos colegiados da ProEx e a realização do evento Compartilhando Saberes, que fizemos com os coletivos de estudantes dos quatro campi", destacou a Pró-Reitora.
No que diz respeito aos editais de Extensão 2021, a gestão trabalhou na otimização do processo de análise e avaliação das propostas de projetos, o que resultou na aprovação de custeio e bolsa de 98% das atividades submetidas. "A integração da equipe na avaliação dos editais nos auxiliou a compreender o volume de atividades realizadas e trouxe um olhar diagnóstico que nos mostrou que precisamos aprimorar as atividades com foco em cultura, e vamos trabalhar para isso", ressaltou Garcia.
"Nos dedicamos a manter o apoio aos projetos especiais, como os cursinhos, orquestras e o CineUFSCar, por contemplarem diferentes espaços de atuação e conhecimento e por sua ligação com a comunidade externa", finalizou.
No Diário da Reitora, é possível conhecer o balanço apresentado pelo Gabinete da Reitoria e pelas Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação em “Na Pauta #11”, edição especial, que pode ser conferida na íntegra nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube.