“UFSCar na Área!”: projeto valoriza a Ciência e aproxima UFSCar da comunidade

A UFSCar, com a proposta de criar oportunidades e apoiar a comunidade universitária no contato e na estruturação de projetos em parceria com diferentes segmentos sociais, de escolas e poder público às empresas e indústrias e, também, de aproximar grupos sociais diversos da Universidade, disseminando conhecimento e informação sobre Ciência de qualidade, realizou dois grandes eventos nas duas últimas semanas a partir do projeto “UFSCar na Área!”.

A UFSCar, com a proposta de criar oportunidades e apoiar a comunidade universitária no contato e na estruturação de projetos em parceria com diferentes segmentos sociais, de escolas e poder público às empresas e indústrias e, também, de aproximar grupos sociais diversos da Universidade, disseminando conhecimento e informação sobre Ciência de qualidade, realizou dois grandes eventos nas duas últimas semanas a partir do projeto “UFSCar na Área!”.

O primeiro deles integrou as atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu em todo o País de 14 a 22 de outubro, e consistiu na presença de cientistas da UFSCar e estudantes em linhas de ônibus do transporte coletivo de São Carlos, conversando sobre Ciência e Tecnologia com a população.

Os passageiros da linha UFSCar-Pacaembú, por exemplo, que passa pelo Parque do Bicão, receberam informações sobre a biodiversidade do Parque, a partir de conversa com o pesquisador Pedro Manoel Galetti Júnior, do Departamento de Genética e Evolução. Já o grupo liderado por Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, do Departamento de Física, explorou os movimentos do próprio ônibus em sua interação com os passageiros. Também se falou de Linguística – abordada a partir da Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral -; de maternidade e envelhecimento, em viagens que contaram inclusive com esquetes teatrais; sustentabilidade, dentre vários outros.

“A atividade, pontual, se inscreve em uma diretriz de, além de buscar trazer às pessoas aos campi da UFSCar, ir até elas, até os lugares que já frequentam, seus espaços de socialização, àqueles em que buscam apoio para solução de seus problemas, conforto para as suas dores”, situa Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar e responsável pelo projeto “UFSCar na Área! Itinerância de diálogos sobre Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, aprovado em edital do CNPq para apoio a ações no âmbito da SNCT. “A equipe estava bastante apreensiva sobre a operacionalização da atividade, e só tivemos relatos positivos, as reclamações foram de que as viagens acabaram cedo demais! A dedicação e o entusiasmo tanto das equipes de organização quanto das equipes de docentes, técnico-administrativos e estudantes foram inspiradores, assim como foi a resposta da população”, registra a Diretora do ICC.

Outra atividade do “UFSCar na Área!” foi, em 17 de outubro, o colóquio "Impacto social da Ciência e do conhecimento: desafios e oportunidades nas relações entre a UFSCar e diferentes segmentos sociais" que inspirado no tema da 20ª SNCT, “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, buscou enfatizar o papel do conhecimento científico no contexto da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir de projetos realizados na Universidade. O evento contou com a participação da Vice-Reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis; dos pró-reitores de Pesquisa, Pedro Fadini, de Pós-Graduação, Rodrigo Constante Martins, e de Extensão (Adjunto), Alexandre, além de diretores e vice-diretores de centros acadêmicos.

“Foi um momento muito rico, que evidenciou a relevância da criação de estruturas de interação entre os campi – e, assim, entre áreas de conhecimento, bem como de construção conjunta com diferentes segmentos sociais, para que a Universidade possa avançar em seu papel de produzir e disseminar conhecimentos que apoiem a sociedade no enfrentamento de seus grandes desafios”, avalia Pezzo.

SÃO CARLOS EXPERIENCE - O “UFSCar na Área!” esteve presente também na primeira edição do São Carlos Experience (realizado de 25 a 29 de outubro), festival que nasceu com o propósito de evidenciar e potencializar a vocação do município de São Carlos de articular Ciência e Tecnologia à atividade empresarial e às políticas públicas. A UFSCar esteve presente com um estande no espaço do ONOVOLAB, com uma programação diária de palestras, oficinas e outras oportunidades de diálogo que evidenciam a diversidade de áreas de atuação da Universidade.

“Temos discutido muito a importância da Universidade se aproximar da sociedade e o ‘UFSCar na Área!’ catalisa esse processo de aproximação. Há o nosso interesse e abertura para construir pontes com os diferentes setores, e temos feito isso, a partir da articulação de áreas estratégicas como a Comunicação, as nossas empresas juniores, a Agência de Inovação, a unidade da Embrapii e toda a área de extensão da Universidade, bem como na inserção curricular das atividades de extensão para fomentar esse processo”, comentou a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira.

Os eventos foram realizados pelo Instituto da Cultura Científica (ICC), em parceria com a Assessoria de Comunicação da Reitoria, com o Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), vinculado à Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar), o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI). As atividades também tiveram apoio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).