Ações de permanência para estudantes indígenas na UFSCar são apresentadas para a UFCat

UFSCar recebeu hoje representantes da Universidade Federal do Catalão (UFCat) para apresentar as estratégias de apoio à permanência dos e das estudantes indígenas

Referência na política de ações afirmativas e no vestibular indígena, realizado pela UFSCar desde 2008 e, desde 2021, em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a UFSCar recebeu hoje representantes da Universidade Federal do Catalão (UFCat) para apresentar as estratégias de apoio à permanência dos e das estudantes indígenas, bem como as atividades para a formação de professores, os projetos de acolhimento, e os espaços acadêmicos específicos e coletivos de estudantes.

A equipe da UFCat foi recepcionada por representantes da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), do Departamento de Assistência Estudantil e de estudantes indígenas, que atuam diretamente com o acolhimento e a permanência dos estudantes indígenas, a partir do tripé de permanência material, permanência pedagógica e permanência simbólica.

A expectativa é que as trocas realizadas e ações da UFSCar apresentadas para a equipe da UFCat possam contribuir para o fortalecimento das ações de acolhimento e permanência estudantil da UFCat, a partir da compreensão de suas especificidades.

“A troca de experiência entre as Universidades é sempre muito importante e nos ajuda a construir caminhos para superar dificuldades e avançar na política de acesso e permanência dos povos indígenas no ensino superior. A UFCat construiu estratégias muito interessantes de tutoria específica para estudantes indígenas e quilombolas com pós-graduandos, por exemplo”, comentou Thais Palomino, Coordenadora  de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes.