Alteração no regimento da Unidade Saúde Escola é validada pelo ConsUni
A alteração do Regimento Interno da Unidade Saúde Escola (USE) foi aprovada na última reunião ordinária do Conselho Universitário (ConsUni), realizada em outubro. A mudança tem como objetivo ampliar a participação de servidores técnico-administrativos na gestão da Unidade.
Maria de Jesus Dutra dos Reis, Vice-Reitora da UFSCar, explica que o regimento “neste momento, não permite que servidores técnico-administrativos possam participar da Diretoria Executiva da USE. Ao longo dos últimos três anos, nossa gestão tem discutido com um grupo de trabalho o funcionamento da Unidade e, diante desse processo, identificamos a necessidade de garantir a participação de servidores técnico-administrativos em sua diretoria”.
Para garantir essa participação, os artigos 19 e 29 do Regimento Interno da USE foram alterados, incluindo a categoria técnico-administrativa na composição das diretorias. A nova redação, aprovada pelo ConsUni em sua 278ª reunião ordinária, determina que:
Art. 19. A Diretoria, órgão executivo superior, é ocupada por um servidor docente ou técnico-administrativo da UFSCar, preferencialmente previamente integrado às atividades da USE, nomeado por ato do Reitor.
Art. 29. A Diretoria Técnica é ocupada por um profissional médico, servidor docente ou técnico-administrativo, preferencialmente previamente integrado às atividades da USE e nomeado por ato do Reitor.
Essa modificação também foi discutida e aprovada pelo Conselho Gestor da USE e pelo Conselho do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CoC/CCBS) da UFSCar. Para os gestores da Unidade Saúde Escola, a mudança é importante, mas ainda é preciso avançar na revisão de todo o regimento.
Grupo de Trabalho da Unidade Saúde Escola
Desde 2021, a gestão da UFSCar tem dialogado com os servidores da USE sobre seu funcionamento. Com o objetivo de encontrar soluções para os problemas enfrentados pela Unidade, a Reitoria da UFSCar constituiu um Grupo de Trabalho (GT) para estudar a sustentabilidade operacional e financeira da USE. Em 2024, o GT USE concluiu um relatório que apresenta os principais gargalos da Unidade e estuda possíveis estratégias para resolvê-los.
A partir desse relatório, a gestão poderá desenvolver propostas focadas no fortalecimento da Unidade, a fim de garantir que a USE continue contribuindo com a formação dos estudantes da UFSCar e com a oferta de serviços de saúde para a população do município.