Biblioteca Comunitária é reaberta para o uso dos espaços físicos

As obras de adaptação de segurança e combate a incêndio da Biblioteca Comunitária (BCo) entram em nova fase nesta sexta-feira (24/11) e com isso, o espaço será reaberto, já na próxima segunda-feira (27/11), permitindo aos usuários acessarem os acervos e as áreas de convivência da BCo.

As obras de adaptação de segurança e combate a incêndio da Biblioteca Comunitária (BCo) entram em nova fase nesta sexta-feira (24/11) e com isso, o espaço será reaberto, já na próxima segunda-feira (27/11), permitindo aos usuários acessarem os acervos e as áreas de convivência da BCo.

As obras seguem em andamento e devem ser finalizadas no primeiro trimestre de 2024 e a próxima etapa consiste na colocação dos vidros temperados junto aos corrimãos da rampa de acesso novos e a troca dos guarda-corpos. Nesta nova fase, não será necessário fechar os espaços e as pessoas que utilizam a BCo poderão percorrer seus espaços, mesmo com as obras em andamento.

Durante o período de 9 de outubro a 24 de novembro, o uso dos espaços da BCo foi fechado para a etapa da obra que consistiu na remoção dos corrimãos antigos e sua substituição pelos novos, para a segurança dos usuários. Mesmo com acesso fechado para o uso dos espaços, os empréstimos seguiram sendo realizados normalmente.

Luciana Márcia Gonçalves, Secretária-Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF), secretaria responsável pela obra, informa que as obras de adaptação de combate à incêndio e de segurança da BCo atendem a uma exigência do Ministério Público, que exige que a Universidade dedique, anualmente, parte de seus recursos de obras para a atualização do sistema de combate a incêndio dos prédios.

A obra na BCo inclui, além da troca dos guarda-corpos,corrimãos, saídas de emergência, instalação de extintores segundo a nova legislação, caixa d’água exclusiva para combate à incêndio e demais itens de sinalização.

“As obras na BCo tiveram início em janeiro deste ano e, somente neste período, de 9 de outubro a 24 de novembro, que foi necessário seu fechamento, devido à troca dos equipamentos de segurança das rampas e, portanto, riscos aos usuários. Com os novos corrimãos instalados, já temos a autorização para que ela seja reaberta com segurança. Agora, serão instalados os vidros temperados, o que não impede a circulação de pessoas no local. Até que os vidros sejam instalados, madeirites estarão no local para reforçar a segurança”, explica

Além da BCo, as bibliotecas dos demais campi também passarão por melhoria. A Biblioteca de Sorocaba passa por obras no seu telhado e adequações de combate à incêndio, que estão em fase final. A de Araras vai receber melhorias nas calhas, coberturas e substituição do revestimento externo, em obra a ser iniciada em 2024. Em Lagoa do Sino, está sendo iniciada a contratação do projeto da nova biblioteca, com obras previstas para serem iniciadas em 2025. O investimento total para as melhorias nas bibliotecas de São Carlos, Sorocaba e Araras, e para o projeto da biblioteca de Lagoa do Sino é de R$ 4,5 milhões.