CoGePe aprova edital de chamamento para adesão ao Programa de Gestão da UFSCar

programa-de-gestao.jpg
Em Reunião Extraordinária, conselheiros aprovaram o 1º edital do Programa de Gestão

O Conselho de Gestão de Pessoas (CoGePe) aprovou, na terça-feira (12/7), o primeiro edital de chamamento para a adesão ao Programa de Gestão da UFSCar para as atividades a serem desempenhadas nas modalidades presencial, teletrabalho parcial ou teletrabalho integral, pelos servidores técnico-administrativos e para os docentes da carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) - que atuam na Unidade de Atendimento à Criança (UAC).

A partir da data de publicação do edital, os servidores devem optar entre a adesão ao programa de gestão, com a elaboração do seu plano de trabalho, ou a permanência no modelo de registro de folha de frequência (e posteriormente registro eletrônico de ponto), para a mensuração do trabalho realizado. A pessoa que não quiser aderir ao Programa de Gestão deve sinalizar no formulário próprio a opção de continuar a ter seu trabalho mensurado pelo registro de frequência.

Definida a forma de mensuração do trabalho, o servidor que aderir ao Programa de Gestão deverá registrar a sua modalidade preferencial (trabalho presencial total ou teletrabalho, parcial ou total), a depender da atividade desempenhada e da pactuação com sua chefia, que deverá definir com a equipe quais as possibilidades de implementação de cada modalidade na sua unidade.

Neste primeiro edital, a adesão dos servidores poderá ser realizada a partir de 15 de julho com o preenchimento dos formulários de inscrição de servidores e dos formulários de autorização de vagas pela chefia imediata. O edital prevê também a possibilidade de adesão em fluxo contínuo, ou seja, quem não aderir na primeira chamada que se inicia em 15 de julho, poderá negociar com a sua chefia e inserir a sua adesão no período de 1º a 10 de cada mês. Para os servidores que decidirem aderir ao Programa de Gestão nos meses subsequentes, nas modalidades teletrabalho parcial ou integral, ao ser aprovado, o tempo de vigência da sua modalidade será proporcional ao prazo restante de validade do presente edital, que finda em 15 de janeiro de 2023.

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Jeanne Liliane Marlene Michel, destacou que a atividade da Universidade é prioritariamente presencial, portanto, a realização do teletrabalho, parcial ou total, deverá ser aplicada apenas para os casos especiais em que as atividades possam ser desempenhadas a distância e sem prejuízo à Universidade.

“O Programa de Gestão concretiza uma concepção mais moderna da gestão do trabalho no serviço público e traz mais flexibilidade. A partir deste edital, que será um modelo, será possível aprimorar os novos editais com base na experiência que teremos com esta primeira edição. Tenho confiança na capacidade da comunidade UFSCar de se organizar dentro desta nova cultura que começamos a implementar a partir de hoje, de forma a contemplar uma flexibilidade possível no trabalho dos servidores, mas garantindo a qualidade do trabalho realizado e os resultados para a sociedade, que constituem a nossa obrigação maior”, destacou.

Todo o trâmite para a adesão ao Programa de Gestão e à modalidade de teletrabalho, parcial ou integral, está descrito no edital que está disponível na página da ProGPe, e se dará pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme as instruções contidas no documento.

A cada seis meses a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) vai lançar o edital de chamamento para a adesão ao Programa de Gestão da UFSCar, para que servidores que ainda não integram ao programa possam aderir, e para os que já tenham aderido ao Programa de Gestão possam optar pelas modalidades de teletrabalho, parcial ou total, ou presencial total.

O edital foi elaborado pela Câmara Técnica de Monitoramento do Programa de Gestão do CoGePe e traz as diretrizes para os planos de trabalho. A Câmara vai acompanhar a implantação do Programa de Gestão na Universidade e auxiliar o CoGePe em análises e pareceres de processos, criando mecanismos de acompanhamento, mediando conflitos administrativos, bem como auxiliando na elaboração dos planos de trabalho, quando necessário.

Na próxima terça-feira (19/7) representantes da ProGPe e da Câmara Técnica de Monitoramento do Programa de Gestão participam de Na Pauta, a partir das 14h15 com transmissão ao vivo nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube, para dar detalhes do edital e esclarecer as dúvidas da comunidade.

Confira o cronograma do 1º edital de chamamento para a adesão ao Programa de Gestão da UFSCar:

Período de inscrições (preenchimento do formulário 2 pelos servidores e formulário 3 pela chefia imediata): 15 a 21/7/2022
Análise pela UVR (mediação de conflitos e preenchimento do formulário 7): 22 a 27/7 de 2022
Publicação dos resultados pela ProGPe: 28 a 29/7/2022
Interposição de recursos: 1 a 5/8/2022
Resultado dos recursos interpostos: 15/8/2022