Colégio de Aplicação da UFSCar inaugura cozinha industrial
O Colégio de Aplicação da UFSCar (CAU), antiga Unidade de Atendimento à Criança (UAC), acaba de inaugurar a sua cozinha industrial que começou a operar nesta segunda-feira (20/5), e vai produzir diariamente uma média de 680 refeições para as 172 crianças atendidas pela unidade.
Com investimentos de R$ 450 mil, oriundos de emenda parlamentar da bancada paulista, o projeto da cozinha foi realizado e executado pela Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF), e a implementação realizada pela Pró-Reitoria de Administração (ProAd), com o apoio da Coordenadoria de Rede Integrada de Segurança Alimentar (CRISA), e pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE).
A cozinha, construída e equipada para atender as exigências técnicas da Vigilância Sanitária, conta com área de armazenamento de alimentos secos, refrigerados e de produtos de limpeza, áreas de pré-lavagem e triagem de alimentos, vestiário, sala para nutricionista, preparo dos alimentos, recebimento e higienização de bandejas e louças.
Antes de ter sua própria cozinha, as refeições eram preparadas na cozinha do Restaurante Universitário e devidamente transportadas diariamente para o CAU. “Para o CAU ter a sua própria cozinha é um avanço na qualidade do serviço prestado às crianças, pois contribui com a segurança alimentar delas, atendendo com ainda mais eficiência as especificidades alimentares das crianças, seja pela idade ou por uma eventual restrição alimentar. Ter a sua própria cozinha, amplia a infraestrutura do CAU e deixa os processos mais eficientes, bem como traz autonomia na produção das refeições”, disse Iraí Maria de Campos Teixeira, atual Diretora do CAU.
A implantação da cozinha também permitirá ao Colégio aprimorar as atividades pedagógicas que colocam as crianças em contato com o alimento e sua preparação, estimulando, desde cedo, a alimentação saudável e a sustentabilidade.