Conselho de Graduação aprova a criação das Trilhas Acadêmicas na UFSCar
Em sua 113ª reunião ordinária, o Conselho de Graduação (CoG) aprovou a criação das Trilhas Acadêmicas na UFSCar. As Trilhas são percursos formativos que reúnem um conjunto de atividades curriculares, tanto optativas como obrigatórias, que têm como objetivo principal oferecer uma capacitação adicional para estudantes de graduação. São atividades facultativas que geram certificados e enriquecem a formação acadêmica dos discentes. A inspiração para a proposta da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) de implementação das Trilhas veio a partir do conhecimento de experiências internas à UFSCar, especialmente dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Materiais do campus São Carlos, assim como de experiências de outras universidades, em particular da UFMG, Unicamp e USP.
A ProGrad instituiu um grupo de trabalho, o GT Trilhas, que se dedicou a preparar uma minuta de resolução sobre o tema, ao mesmo tempo em que algumas pré-propostas de Trilhas Acadêmicas estavam sendo desenvolvidas. O grupo foi coordenado pelo Pró-Reitor de Graduação, Professor Daniel Leiva, e contou com a participação de integrantes da ProGrad e de representantes de cinco Centros Acadêmicos da UFSCar, do Instituto da Cultura Científica (ICC) e do Observatório Mulheres.
O GT estudou normativas de outras instituições que adotam práticas similares e, considerando o contexto e perspectivas da UFSCar, apresentou, na última reunião do Conselho de Graduação, a minuta de resolução e um relatório com algumas “Trilhas Acadêmicas” já estruturadas preliminarmente. A minuta foi aprovada e publicada na Resolução CoG Nº 474/2024 (link externo), e estabelece os dois tipos de percursos formativos que podem ser propostos: “Trilhas Internas” e “Trilhas Multicurso”. Também determina a carga horária mínima das “Trilhas Acadêmicas”, 240 horas, e prevê a criação de um Comitê Assessor para auxiliar no desenvolvimento e na execução das atividades.
As Trilhas Internas serão propostas ou avaliadas pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos e podem envolver atividades curriculares obrigatórias, optativas, eletivas ou ainda ACIEPEs (Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) ofertadas em um mesmo curso. As Trilhas Multicurso envolvem atividades que serão oferecidas para diferentes cursos ao mesmo tempo. As duas modalidades têm o mesmo propósito, que é qualificar estudantes de graduação, oferecendo uma formação mais conectada e coesa sobre temas transversais e uma certificação adicional. “Uma Trilha Acadêmica é uma formação, certificada pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), em que os estudantes cumprem um conjunto opcional de atividades curriculares que enriquecem e ampliam sua formação e complementam seu currículo”, explica o Pró-Reitor de Graduação, Professor Daniel Leiva.
Para a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Lisandra Marques Gava Borges, as Trilhas abrem a possibilidade de oferecer uma formação mais ampla, que envolve temas transversais importantes para a nossa sociedade. A professora aponta que elas são “uma formação que extrapola o conteúdo técnico daquele curso específico. As Trilhas oferecem a possibilidade de darmos uma formação completa, cidadã, além da matriz curricular que cada aluno precisa cumprir. As primeiras propostas de trilhas surgem nesse sentido, como uma complementação que vai muito além do técnico e se aplica a cursos diferentes”, aponta a professora.
A ProGrad está em diálogo com a Secretaria Geral de Informática (SIn) para finalizar uma Instrução Normativa (IN) que regulamenta como os percursos formativos serão incorporados aos sistemas administrativos da UFSCar. Assim que essa etapa estiver finalizada, as Trilhas já poderão ser apresentadas para a comunidade. A expectativa da Pró-Reitoria de Graduação é de que as primeiras Trilhas Acadêmicas da UFSCar sejam ofertadas já em 2025.
Propostas discutidas na reunião do CoG
Três exemplos de Trilhas Acadêmicas desenvolvidas pelo GT foram apresentados na reunião do CoG. Duas delas são Trilhas Multicursos que envolvem temas importantes para a formação de estudantes dos cursos de licenciatura. A terceira é uma Trilha Interna, voltada para o uso de técnicas computacionais na área da Engenharia de Materiais.
A Trilha “Relações Étnico-Raciais e Educação” reúne disciplinas de diferentes cursos de graduação que abordam temáticas relacionadas às relações étnico-raciais. O professor Douglas Verrangia, chefe do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), vê um grande potencial no desenvolvimento desta trilha. “Existem muitas atividades que já são ofertadas e têm conexão. Oferecer uma certificação estimula os estudantes a realizarem esses componentes de forma orientada e intencional e, ao mesmo tempo, gera uma interação entre professores de diferentes cursos que trabalham com a mesma temática”, ressalta o docente.
O Observatório Mulheres UFSCar apresentou a Trilha “Gênero, equidade, diversidade” que pretende discutir os papéis de gênero em nossa sociedade. “Estamos tentando unir docentes e projetos pedagógicos que abordem a figura feminina em sua interseccionalidade, observando a mulher a partir da cor da pele, da maternidade e da classe social. Nosso objetivo é contrapor a violência de gênero, sobretudo no âmbito acadêmico e para isso propusemos uma Trilha com um olhar afinado para essa temática”, explica a professora Diléia Aparecida Martins, do Departamento de Psicologia (DPsi) do Campus São Carlos.
O professor Vinicius Fiocco Sciuti, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), apresentou a Trilha “Engenharia de Materiais Computacional”, que é um exemplo de Trilha Interna, pensada pelo NDE do Bacharelado em Engenharia de Materiais. Esta trilha tem como objetivo principal capacitar os estudantes no uso de técnicas computacionais importantes para a área. Das cinco disciplinas que compõem a trilha, apenas uma delas é obrigatória para os estudantes do curso, portanto, discentes de graduação que fizerem esse percurso formativo poderão aprofundar seus conhecimentos e terão uma certificação importante para a vida acadêmica e para a inserção no mercado de trabalho.