Conselho de Graduação aprova projetos pedagógicos que efetivam a inserção curricular da extensão
Na última reunião de 2024, realizada em 10 de dezembro, o Conselho de Graduação (CoG) aprovou 13 novos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) que efetivam a inserção curricular da extensão na graduação da UFSCar. Os cursos de Administração do campus Sorocaba, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos do campus Lagoa do Sino e Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Medicina do campus São Carlos, tiveram seus novos PPCs aprovados.
A atualização destes PPCs é resultado de um trabalho conjunto das Pró-Reitorias de Graduação (ProGrad) e de Extensão (ProEx) que se dedicaram a discutir o tema da inserção curricular da extensão nos cursos de graduação da UFSCar. Entre os anos de 2021 e 2023, uma comissão mista, que envolveu representantes da ProGrad, da ProEx, dos Conselhos de Extensão (CoEx), de Graduação (CoG) e dos Centros, trabalhou em uma resolução para regulamentar esse processo.
Em novembro de 2023, a Resolução Conjunta CoG nº 2/2023, que determina que as atividades de extensão devem integrar os currículos de todos os cursos de graduação da UFSCar, foi aprovada. A normativa também estipula que as Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) devem totalizar no mínimo 10% da carga horária horária total do curso em que estão sendo inseridas e tipifica três tipos de ACEs: Atividades Curriculares Obrigatórias, Optativas ou Eletivas; Atividades Curriculares de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) e; Atividades Complementares de Extensão.
“A inserção curricular da extensão foi um avanço bastante importante para a UFSCar. A aprovação desses 13 PPCs é fruto de um trabalho conjunto, que estipulou as normas para realizar essa atualização nos currículos. Temos uma graduação cada vez mais conectada com a realidade, através não só de mudanças e modernizações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), mas também pela discussão dos colegiados dos cursos e pela inserção curricular da extensão”. Avalia o professor Daniel Leiva, que esteve à frente da ProGrad até o dia 16 de janeiro.
Além da inserção da extensão, os novos PPCs também trazem alterações nas cargas horárias dos cursos, atualização das DCNs, mudanças na estrutura organizacional, alterações nas linhas de formação, inserção de disciplinas integradoras e atualizações nas formas de avaliação. Todas essas atualizações têm como foco principal modernizar os cursos de graduação ofertados na UFSCar.