Conselho de Graduação aprova vestibular indígena em parceria com a Unicamp
O Conselho de Graduação (CoG), em reunião extraordinária realizada na última terça-feira (30/11), deliberou sobre importantes pautas da graduação, como o Processo de Ingresso Indígena em 2022.
Por unanimidade, o conselho aprovou que, a partir de 2022, o edital para a realização do processo seletivo de indígenas para os cursos presenciais de graduação seja realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O processo unificado possibilitará a um maior número de candidatos indígenas participar do processo seletivo das duas instituições, sem ter que escolher por uma delas, o que ocorria anteriormente, devido aos custos e à dificuldade de deslocamento para a participação em dois processos seletivos que aconteciam em datas próximas.
Além de ampliar a inclusão de estudantes indígenas, a unificação do processo seletivo reduz os custos de aplicação da prova para as duas instituições, mantendo o mesmo rigor técnico. A cooperação entre as duas universidades será oficializada nos próximos dias.
Os detalhes sobre a parceria serão apresentados pela equipe da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e do Centro de Culturas Indígenas (CCI) da UFSCar nas próximas semanas no programa Na Pauta, que acontece toda terça-feira, às 14h15, com transmissão pelos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube.
"O processo seletivo unificado atende a uma demanda dos estudantes indígenas e configura uma importante conquista para eles e também para a Universidade, que dá mais um passo para a democratização do acesso ao Ensino Superior", disse o Pró-Reitor de Graduação, Daniel Leiva.
O CoG aprovou também a minuta de resolução da renovação de matrícula anual para estudantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), a partir do mês de novembro, assegurando ao estudante a vaga no ano letivo posterior. A solicitação deverá ser feita à Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA), que irá emitir a declaração de matrícula dos estudantes PEC-G, com validade para todo o ano subsequente.
A aprovação da normativa é de fundamental importância para a permanência dos estudantes estrangeiros, uma vez que, em cumprimento ao Decreto Federal nº7.948, para renovar o visto de permanência no Brasil, precisam apresentar o comprovante de matrícula, que exige que estejam matriculados por todo o ano letivo posterior.
Outro item da pauta aprovado foi a composição da comissão para acompanhamento e aperfeiçoamento do Programa de Acompanhamento Acadêmico aos Estudantes de Graduação (PAAEG). Os conselheiros definiram que a comissão será composta por representantes da Pró-Reitoria Adjunta de Graduação; representantes da coordenação do PAAEG; 1 (titular e suplente) representante docente de cada Centro; 1 (titular e suplente) da ProGrad de cada Campus; 1 representante estudantil (titular e suplente) de cada Campus, que atue ou tenha atuado como tutor(a) no PAAEG ou que seja representante de Centro ou representante no CoG.
Na reunião, iniciou-se o debate sobre a regulamentação do retorno e da oferta das atividades práticas presenciais nos cursos de graduação, aprovadas para a Fase 1 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais.
O Grupo de Trabalho Planejamento (GT - Planejamento) apresentou as diretrizes para a regulamentação do retorno e da oferta das atividades práticas de modo presencial nos cursos de graduação. O documento sugere que podem ser realizadas atividades de natureza prática, de natureza mista (teórico-prática) e atividades de natureza mista cuja parte teórica já foi ofertada nos períodos do Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE) e nas quais foi atribuído o conceito I a estudantes.
A partir destas diretrizes e das que foram propostas no documento a ser deliberado, caberá aos colegiados de curso, alinhados com os departamentos, planejar e organizar quais atividades curriculares serão demandadas aos departamentos e coordenações acadêmicas.
Devido à extensão da pauta, a avaliação e deliberação da proposta e do calendário suplementar e do acadêmico para o ano letivo de 2022 serão debatidas na segunda sessão da reunião a ser realizada nesta sexta-feira, às 8h30, com transmissão ao vivo no canal UFSCar Oficial no YouTube. Acompanhe!