Conselho Universitário aprova atualização na Política de Inovação e institui Política de Egressos da UFSCar

As conselheiras e conselheiros do Conselho Universitário (ConsUni) discutiram e aprovaram a Política de Inovação e a Política de Egressos da UFSCar.

A 278ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário da UFSCar, realizada em 18 de outubro, abordou dois temas importantes para a gestão da Universidade: a atualização da Política de Inovação e a instituição da Política de Egressos. As duas políticas foram aprovadas pelas conselheiras e conselheiros presentes e seguiram para a etapa de publicação.


Atualização da Política de Inovação da UFSCar

Desde 2003, o ConsUni tem publicado uma série de resoluções relacionadas à proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação na UFSCar. Juntas, as normativas formam uma diretriz política que guia as ações da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar.

A fim de adequar a atuação da AIn ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI) (link externo), Daniel Braatz, Diretor Executivo da Agência, trabalhou em uma reformulação da política. A proposta, apresentada e aprovada no ConsUni, unifica as diferentes resoluções publicadas pelo Conselho Universitário ao longo dos anos e inclui elementos importantes para que a Política de Inovação da UFSCar siga as orientações do MLCTI.

Além de atualizar as competências do Conselho de Inovação, da Agência de Inovação e da Comissão Especial de Propriedade Intelectual (COEPI) da UFSCar, a minuta moderniza as diretrizes de proteção da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia. No documento disponibilizado pela Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) (link externo) é possível verificar todas as modificações sugeridas pela Diretoria da AIn.


Aprovação da Política de Egressos

A aprovação da Política de Egressos também esteve na pauta da 278ª Reunião Ordinária do ConsUni. Ao apresentar a minuta desenvolvida pelo Grupo de Trabalho (GT) Egressos, o professor Daniel Leiva, Pró-Reitor de Graduação, ressaltou que a UFSCar já realiza um trabalho de acompanhamento dos ex-alunos da instituição. O objetivo da política é dar corpo a esse trabalho, estabelecendo mecanismos e diretrizes que permitam o desenvolvimento de indicadores para subsidiar ações de melhorias nos cursos e na Universidade.

Para construir a minuta discutida e aprovada no ConsUni, o GT Egressos estudou normativas de outras instituições, em especial da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O documento reúne conceitos, princípios, objetivos, responsáveis e instrumentos para realizar o monitoramento dos ex-alunos. O Pró-Reitor de Graduação destacou três pontos importantes: a ampliação da definição de comunidade UFSCar, que passa a considerar também os estudantes já formados; a utilização da plataforma Alumni e; a criação de uma Comissão Institucional de Acompanhamento do Egresso (CIAE), responsável por elaborar o planejamento anual das atividades institucionais voltadas aos egressos. Confira a Resolução ConsUni Nº 13, de 30 de outubro de 2024, que institui a Política de Acompanhamento de Egressos (link externo).