ConsUni aprova a Política de Arte e Cultura da UFSCar
No dia 12 de setembro, o Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aprovou a Política de Arte e Cultura da UFSCar. A proposta, aprovada por aclamação na 2ª sessão da 283ª Reunião Ordinária do ConsUni, também regulamentou a criação da Secretaria Geral de Arte e Cultura. O texto foi apresentado pelo servidor técnico-administrativo Djalma Ribeiro Junior, vinculado ao Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e à Coordenadoria de Cultura (CCult).
A Política de Arte e Cultura da UFSCar (link externo) prevê o incentivo à produção artística, a criação de programas e projetos culturais e a ampliação do acesso à arte, aos bens culturais e aos espaços dedicados à expressão artística. Uma de suas premissas centrais é a valorização da cultura na formação humana, com foco na promoção de direitos culturais, respeito à diversidade e ampliação da inclusão social.
O texto contempla o fortalecimento de parcerias institucionais, o protagonismo da comunidade acadêmica e investimentos em infraestrutura e capacitação na área cultural, visando consolidar políticas públicas que democratizem o acesso e estimulem a participação ativa da sociedade.
Ao comentar a aprovação, a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Sabrina Ferigato, reforçou a importância da transformação da CCult em uma Secretaria. “É uma alegria imensa acompanhar o crescimento da CCult, agora como Secretaria. Se com os recursos limitados de uma coordenadoria ligada à Pró-Reitoria de Extensão, a unidade já construía um universo de possibilidades, agora, com a nova estrutura o céu é o limite”, expressou a gestora.
Em conjunto com a nova política, o ConsUni também aprovou a criação de três instâncias gestoras e executoras do Plano de Cultura da UFSCar: a Secretaria Geral de Arte e Cultura, o Comitê Gestor de Arte e Cultura e Conselho de Arte e Cultura. Enquanto a Secretaria Geral de Arte e Cultura é a responsável pela coordenação, implementação, articulação, acompanhamento e avaliação da nova política, o Comitê Gestor e o Conselho são responsáveis pelo acompanhamento e pela avaliação das ações desenvolvidas.
A Vice-Reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis, pontuou a importância do acesso à arte e cultura para a comunidade. “Quando pensamos em política, estamos falando da urgência de construir e formar pessoas, uma dimensão essencialmente humana. Como ex-diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), tenho plena consciência da importância de integrar o ensino, a pesquisa e a extensão nesse campo fundamental, que é a cultura. É por meio dessa articulação que se produz e se transforma arte, cultura e a sociedade”, afirmou a Vice-Reitora.
A Política de Arte e Cultura da UFSCar entrou em vigor na data de sua publicação, dia 15 de setembro, e a criação da Secretaria Geral de Arte e Cultura foi pautada pelo Conselho de Administração (CoAd), nesta sexta-feira, 26/9. As conselheiras e conselheiros do CoAd aprovaram por mérito a criação da nova secretaria, condicionando sua oficialização - por meio da publicação de uma portaria - com a liberação de Cargos de Direção (CDs) e Funções Gratificadas (FGs), essenciais para constituir a equipe de trabalho da unidade.