ConsUni aprova editais de eleição dos órgãos colegiados da Universidade
Em sua 254ª Reunião Ordinária, o Conselho Universitário (ConsUni) aprovou a proposta de editais de eleição para a escolha de representantes junto aos órgãos colegiados superiores da UFSCar. A pauta da 254ª reunião está disponível na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) e a gravação da reunião pode ser assistida na página UFSCar Oficial no YouTube.
A partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Eleitoral, designada pelos Atos Administrativos ConsUni nº 161, 162 e 163, foram apresentados aos conselheiros os editais para a escolha de representantes discentes de graduação e pós-graduação junto ao ConsUni, Conselho de Administração (CoAd), Conselho de Extensão (CoEx), Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE), Conselho de Pesquisa (CoPq) e Conselho de Pós-Graduação (CoPG).
A Presidente da Comissão Eleitoral, Flavia Bezerra de Menezes Hirata-Vale, docente do Departamento de Letras (DL), destacou que a modificação mais substancial proposta pela Comissão, em relação aos editais anteriores, é referente à quantidade de vagas e à sua forma de preenchimento. A proposta apresentada é que, no ConsUni, Coad, CoEx, CoACE e CoPq, cada eleitor tenha direito de escolher até o número total de vagas disponíveis para a sua categoria (graduação ou pós-graduação). Já no CoPG, conforme resolução própria, só é possível votar em um candidato por Centro dentre todos os disponíveis.
Os editais do ConsUni, Coad, CoEx, CoACE e CoPq são similares, diferindo do edital do CoPG, que possui uma resolução específica. Portanto, serão disponibilizados dois formulários e processos de inscrição diferentes para atender a essa diferenciação.
Com relação ao número de vagas para discentes de graduação e pós-graduação, serão disponibilizadas, para cada categoria, seis vagas para efetivos e seis para suplentes no ConsUni; duas para efetivos e duas para suplentes no CoAd; oito para efetivos e oito para suplentes no CoEx e no CoPq, três para efetivos e uma para suplente no CoACE; e 23 para efetivos e 23 para suplentes no CoPG, a serem distribuídas entre os Centros Acadêmicos. Todos os editais serão lançados no dia 8/11 nos canais de comunicação oficiais da UFSCar.
Na reunião, os membros do conselho aprovaram também a divulgação de duas moções. A primeira é uma nota de repúdio contra o ataque racista sofrido por um membro da comunidade da UFSCar, impedido de embarcar em voo internacional pela companhia aérea LATAM, no aeroporto de Guarulhos, com destino ao país onde irá realizar parte de sua pesquisa.
A segunda expressa apoio às mobilizações pelo cumprimento do cronograma de pagamento das bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), bem como pelo cumprimento dos prazos para o pagamento dos recursos (bolsas e custeio) referentes ao Programa de Educação Tutorial (PET).
Os conselheiros aprovaram ainda a indicação de Silmara Capovilla como nova titular da Unidade de Ouvidoria da UFSCar, em substituição à Sandra Abib, que chegará ao término do mandato atual da Ouvidoria em janeiro de 2022. Seguindo as normativas atuais, o nome indicado será enviado para avaliação e aprovação da Corregedoria Geral da União (CGU).Também foi aprovada a extinção da atual Coordenação do Curso de Física (CCF) e a criação de duas novas coordenações, a de Bacharelado em Física e a de Licenciatura Física.
A proposta de criação da Comissão Permanente de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (COPEPES), item 3.7 da pauta, teve sua deliberação alterada para a próxima Reunião Ordinária, a ser realizada em novembro.