ConsUni aprova encaminhamento de novos cursos de Pós-Graduação e proposta de mobilização do Comitê de Crise

conuni-263-1024x596.jpg
Reunião foi presidida pela Vice-Reitora, Maria de Jesus Dutra dos Reis (Foto: Reprodução)

O Conselho Universitário (ConsUni) aprovou em sua 263ª Reunião Ordinária, realizada no dia 29 de julho, o encaminhamento à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de implementação de novos cursos nos programas de pós-graduação da Universidade e a proposta da agenda de mobilização do Comitê de Crise, com relação aos cortes orçamentários nas universidades e institutos federais. A gravação da reunião está disponível no canal UFSCar Oficial no YouTube.

Os proponentes dos cursos - Doutorado em Gerontologia, Mestrado em Música, Mestrado Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma e Mestrado em Conservação e Sustentabilidade - apresentaram individualmente cada proposta, detalhando missão, objetivo, disponibilidade de vagas, corpo docente e disciplinas. A Comissão de Assessoria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação apresentou parecer substanciado e favorável a cada um deles. Todos as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Também foi apreciada pelos conselheiros a proposta de mobilização do Comitê de Crise, que consiste no desenvolvimento de ações conjuntas com os comitês das entidades da UFSCar, a manutenção das ações de comunicação para a comunidade interna e externa sobre a situação orçamentária, e a organização de espaços de mobilização coletiva por meio de atividades pedagógicas.

Aprovada por unanimidade, a proposta prevê que a primeira ação será no dia 11 de agosto, definido como o Dia da Valorização da Universidade Pública, e consiste na apresentação de um vídeo com mensagem da Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, e dos dirigentes das entidades, sobre o corte orçamentário e seu impacto para a UFSCar e demais universidades federais, a ser exibido pelos docentes em sala de aula, junto com os estudantes em todos os campi. A proposta inclui ainda a realização de atividades presenciais em todos os campi com programação a ser definida e divulgada a toda a comunidade universitária.

Foi ratificada também a homologação do ad referendum relativo a 33 processos, do total de 87, concernentes à regularização do comprovante vacinal contra a Covid-19. A Comissão de Mediação segue em contato com cada uma das pessoas para abrir uma via de orientação com relação às normativas. Em caso de dúvidas, os servidores podem entrar em contato com a Comissão de Mediação pelo próprio processo disponibilizado.

Os conselheiros deliberaram ainda pela alteração no Regimento da Auditoria Interna, a partir de recomendação da Controladoria Geral da União (CGU), que, no artigo nº 2, destaca a atividade independente e objetiva da auditoria nas atividades de avaliação e consultoria. Adicionalmente foi aprovada a renovação de autorização da FAI•UFSCar, junto aos Ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação, como Fundação de Apoio do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação de São Paulo.

A apresentação da proposta de atualização da Política de Segurança na UFSCar, que estava prevista na pauta, foi postergada para o próximo encontro do ConsUni, devido ao tempo insuficiente para ser devidamente debatida na 263ª reunião.