ConsUni institui Programa de Cátedras do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar
A criação do Programa de Cátedras do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar (link externo) foi aprovada na 278ª reunião ordinária do Conselho Universitário (ConsUni), realizada em 18 de outubro. Segundo a proposta, a Cátedra seria uma instância universitária composta por um Titular e uma rede de pesquisadores de alto nível e de outros atores, de dentro e de fora da UFSCar, em âmbito nacional e internacional, comprometidos com uma temática relevante, que tenha impacto na sociedade local, nacional ou internacional.
O principal objetivo das cátedras é elaborar estudos inovadores que incorporem diversas áreas de saber e que tenham como foco a promoção de um desenvolvimento socialmente referenciado, aprofundando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico na UFSCar e outras instituições de ensino superior e de pesquisa, com a participação de estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes e pesquisadores.
Adilson de Oliveira, Diretor do IEAE, explica que a ideia do programa é “fazer um intercâmbio científico da universidade com outras instituições, convidando catedráticos, pessoas de renome de fora da universidade, para ajudar a implementar novos temas de pesquisa, de forma interdisciplinar”.
Antes de ser enviada ao ConsUni, a proposta foi aprovada no Conselho do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (CoIEAE). O texto propõe que a implementação de cátedras seja vinculada ao IEAE e que o próprio Instituto crie Comitês de Coordenação, responsáveis pela organização de cada cátedra aprovada. Após a publicação da resolução, o CoIEAE deve desenvolver uma normativa interna para regulamentar o funcionamento dessas cátedras.
O Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) e financiamento para Cátedras
Criado em 2016, o Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos da UFSCar é um espaço de articulação entre cientistas e pesquisadores, voltado para a produção de conhecimentos interdisciplinares de forma colaborativa. Seu principal objetivo é elaborar estudos que incorporem diversas áreas de saber e que tenham como foco a promoção de um desenvolvimento socialmente referenciado.
No início de 2024, o IEAE, em conjunto com outros institutos de estudos avançados que compõem o Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV), apresentaram uma proposta de financiamento de Cátedras ao CNPq. O projeto previa editais de financiamento específicos para cátedras em institutos de estudos avançados. Embora a proposta tenha sido bem recebida, os recursos escassos não permitiram sua implementação. Para o professor Adilson, a implementação do Programa de Cátedras na Universidade é essencial para a busca de outras fontes de financiamento.