Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental inicia ações de apoio nos campi
A Coordenadora de Articulação em Saúde Mental (CASM), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), realizou a primeira reunião conjunta com as chefias do Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis (DeACE) dos campi Araras, Lagoa do Sino e Sorocaba para a implementação de ações de apoio em psiquiatria e saúde mental para os campi.
Como resultado do encontro, ficou definido que serão ofertadas reuniões mensais para o apoio em saúde mental a serem realizadas pela psiquiatra Ana Tereza de Campos Delfino D’Elia, que, além de psiquiatra do Departamento de Atenção em Saúde do Campus São Carlos (DeAS), é integrante da CASM.
Além do apoio especializado, as reuniões terão como objetivo o compartilhamento de casos e de situações problemas enfrentadas pelos DeACESs e DeAS, com a finalidade de construção de estratégias de cuidado em rede e multicampi e da consolidação de processos institucionais de cuidado em saúde mental.
“Esse é um passo importante para a qualificação da saúde mental universitária, considerando a importância da ativação e fortalecimento de redes de cuidado aos servidores, estudantes e terceirizados. Além disso, será uma forma de ampliar os espaços de formação e reflexão sobre a prática entre os profissionais que se co-responsabilizam pelos cuidados em saúde mental no cotidiano da universidade”, disse Sabrina Ferigato coordenadora da CASM.
Sobre a CASM
A Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM), foi implementada pela ProACE em 2023, como resposta da Universidade à demandas deliberadas na Conferência Ampliada de Saúde Mental (2019) e referendadas pelo Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE) e Conselho Universitário (ConsUni).
Dentre seus objetivos principais está o fortalecer das ações de saúde mental universitária por meio da ativação e articulação de redes de produção de saúde mental;
coordenar a Comissão de Promoção, Prevenção e Cuidados em Saúde Mental (CPPCSM) que é composta por estudantes e servidores da Universidade; à unidades de gestão, ensino, pesquisa, extensão e unidades de saúde da universidade, e potencializar o papel da universidade no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as ações já realizadas pela CASM, estão o apoio aos DeACEs, articulações com a Rede de Atenção Psicossocial do município de São Carlos, ações de orientação em saúde mental para os departamentos da UFSCar, a coordenação das reuniões mensais da CPPCSM, o início do processo de estruturação de oficinas de formação em primeiros socorros em saúde mental a serem ofertadas para a comunidade acadêmica, e a participação na Organização na Semana da Luta Antimanicomial de 2023.