Diretor do Campus Lagoa do Sino da UFSCar participa do evento de lançamento de planos para soberania alimentar

Na última quarta-feira (16/10), o diretor do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos, Alberto Luciano Carmassi, participou do evento de lançamento do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB), também chamado de “Alimento no Prato”, e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o Planapo.

O objetivo do evento, sediado em Brasília, foi a entrega dos planos que visam garantir segurança e soberania alimentar, usando para isso estratégias de ampliação do acesso aos alimentos, fomento à agricultura familiar, proteção de recursos naturais e adaptação de produções frente às mudanças climáticas.

O programa “Alimento no Prato” foi publicado em dezembro de 2023 e trata-se de uma ação governamental para enfrentar a fome e fortalecer a produção local de alimentos, especialmente por meio da agricultura familiar. O plano se propõe a fazer a ligação desde a produção dos alimentos até seu consumo. Para sua execução conta-se com o apoio de órgãos como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Quanto ao Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, refere-se a uma iniciativa do governo brasileiro voltada para o desenvolvimento sustentável da agricultura, tendo como objetivo o incentivo à transição para práticas agroecológicas e orgânicas, que priorizam o uso de recursos naturais de forma sustentável, sem o uso de agrotóxicos e com foco na proteção ambiental. O plano foi renovado em 2023 por meio de um decreto presidencial que restabeleceu o funcionamento da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) e da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO).

Segundo Carmassi, os Planos lançados pelo Governo são essenciais para fomentar a produção e diversificação de alimentos, principalmente nas unidades familiares. Além de dialogar com as pesquisas que a Fazenda Escola Lagoa do Sino (FELS) vem desenvolvendo, o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica promove a utilização de insumos biológicos, que podem melhorar a qualidade dos alimentos e diminuir os impactos ambientais. Participaram do evento o presidente Lula e autoridades representantes dos ministérios e órgãos parceiros no desenvolvimento dos programas.