Dirigentes da UFSCar participam de encontro sobre internacionalização

A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, e o secretário da SRInter, Márcio Weber Paixão, participaram da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) Conference 2023, que reuniu gestores responsáveis pela internacionalização de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras.

A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, e o secretário da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), Márcio Weber Paixão, participaram da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) Conference 2023, que reuniu gestores responsáveis pela internacionalização de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. A FAUBAI tem a missão de incentivar o processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e promover a educação superior no Brasil e no exterior.

O encontro promoveu a integração e a capacitação de gestores através da realização de palestras, seminários e workshops, fomentando a troca de experiências e oportunidades de parcerias para o fortalecimento da internacionalização nas instituições. “A temática desta edição do evento foi Building Knowledge with all Voices (Construindo conhecimento com todas as vozes) e participamos por meio das plenárias e das sessões paralelas. As discussões foram bastante pautadas na importância da inclusão, equidade e diversidade estarem presentes no processo de internacionalização institucional. Foi um momento importante para a troca de experiências sobre as estratégias de internacionalização adotadas pelas IES”, destaca Paixão.

O secretário informou ainda que foram realizados encontros com instituições de ensino e pesquisa do exterior para discutir mecanismos de fortalecimento de colaborações já existentes – (ampliação de cursos, programas e pesquisadores envolvidos de nossa instituição e da instituição parceira). “Também foram mapeados novos possíveis parceiros para serem apresentados para nossos pesquisadores”, acrescenta.

A programação contou ainda com a presença de reitores e reitoras de diversas instituições. “Foi um momento importante para discutirmos os mecanismos de ampliação de parcerias que já existem, além de identificar pontos que podemos melhorar na internacionalização, como articular, a partir das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, ações ainda mais integradas de internacionalização, bem como criar um plano estratégico para o próximo ciclo, após encerramento do Programa de Internacionalização (CAPES/Print)”, disse a Reitora.