Em Brasília, Reitora da UFSCar participa de reunião na sede da EBSERH
Em Brasília, Reitora da UFSCar participa de reunião na sede da EBSERHhttps://www.gestao.ufscar.br/pt-br/news/em-brasilia-reitora-da-ufscar-participa-de-reuniao-na-sede-da-ebserhhttps://www.gestao.ufscar.br/@@site-logo/gestao.svg
Em Brasília, Reitora da UFSCar participa de reunião na sede da EBSERH
Nesta quarta-feira (24 de abril) a Reitora da Universidade, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, em Brasília (DF), participou de uma reunião na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Além da Reitora, participaram o Presidente da Rede Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira; o Diretor de Administração e Infraestrutura, Erlon César Dengo; o Vice-Presidente da Rede Ebserh, Eduardo Chaves Vieira e a Chefe de Gabinete, Iára César Pereira Guerra.
(Esquerda) Chefe de Gabinete, Iára César Pereira Guerra; Vice-Presidente da Rede Ebserh, Eduardo Chaves Vieira; Presidente da Rede Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira; Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann; Diretor de Administração e Infraestrutura, Erlon César Dengo (Direita)
EBSERH
Criada pela Lei nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, a EBSERH é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Atualmente a estatal conta com mais de 51 mil colaboradores distribuídos em 40 Hospitais Universitários Federais e atuando na sede do órgão. Trata-se da maior rede de hospitais públicos do Brasil.
Atualmente a EBSERH oferece mais de 7.5 mil vagas de residências médica e multiprofissional em 959 programas, além de ser campo de prática para mais de 60 mil graduandos na área de saúde em 32 Universidades Federais. A EBSERH une educação e saúde de modo a proporcionar melhorias inequívocas ao avanço do conhecimento nesta área.
Hospital Universitário da UFSCar
O Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) é um dos mais jovens componentes da rede de Hospitais Universitários Federais - HUFs e está localizado na cidade de São Carlos-SP. Presta serviços assistenciais em regime público, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Com os recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde (cerca de R$ 40 milhões), a idealização de um hospital de ensino na cidade de São Carlos começou a se concretizar em 2004 com a doação do projeto arquitetônico pelo arquiteto João da Gama Filgueira (Lelé), sendo no mesmo ano lançada a pedra fundamental do Hospital Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci”, como foi denominado inicialmente. O projeto previa um hospital de 250 leitos de média e alta complexidade com 22 mil metros quadrados de área construída, dividida em quatro blocos.
O Hospital Escola iniciou suas atividades no dia 03 de novembro de 2007 com a inauguração de parte de um dos blocos, passando a integrar a recém-criada Rede Escola de Cuidado à Saúde do Município de São Carlos. Ofertava um serviço de emergência com a porta regulada e 21 leitos de observação, além de uma pequena estrutura de exames de imagem.
Em 08 de abril de 2014 foi publicada a Lei Municipal nº 17.085, que “autoriza o poder executivo a transferir à Universidade Federal de São Carlos o Hospital Escola Municipal ‘Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci’ compreendendo obras, instalações, equipamentos e mobiliário, que dar-se-á no prazo de até 12 meses” da publicação da Lei. Em junho do mesmo ano essa transferência foi ratificada pelo Conselho Municipal de Saúde do Município, e no mês seguinte foi publicada a Lei Municipal nº 17.193, que autorizou a gestão administrativa do Hospital Escola compartilhada pela Universidade Federal de São Carlos e pelo Município, objetivando a transição progressiva e harmônica de titularidade do Hospital para a UFSCar.
Com a transferência, o hospital passou a integrar o patrimônio da UFSCar como uma unidade acadêmica e teve sua razão social modificada para Hospital Universitário.