Em seu primeiro ano, CASM coloca em prática medidas para reduzir condições geradoras de adoecimento mental

O ambiente universitário tem chamado a atenção pela possível relação com a geração de situações de estresse, ansiedade e depressão. De acordo com o artigo Saúde Mental no Contexto Universitário: Desafios e Práticas, estudos que tratam da vida dos docentes no ambiente acadêmico têm abordado temáticas como o adoecimento psíquico e a relação entre o processo, as condições de trabalho e o surgimento de sofrimento mental.

O ambiente universitário tem chamado a atenção pela possível relação com a geração de situações de estresse, ansiedade e depressão. De acordo com o artigo Saúde Mental no Contexto Universitário: Desafios e Práticas, estudos que tratam da vida dos docentes no ambiente acadêmico têm abordado temáticas como o adoecimento psíquico e a relação entre o processo, as condições de trabalho e o surgimento de sofrimento mental.

Já investigações que direcionam o olhar para a saúde mental dos estudantes têm revelado "problemas físicos, psicológicos e sociais causados pela vida acadêmica". Há, ainda, trabalhos que investigam a relação entre afastamentos para tratamento da saúde por transtornos mentais entre os servidores técnico-administrativos. O artigo, de autoria dos pesquisadores Karine Peres, Luciana Brun e Carlos Manoel Rodrigues, é de 2019.

Na UFSCar, foi criada, há exatamente um ano, a Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM). O propósito da unidade é a promoção, prevenção e redução de danos para situações que impactam na saúde mental da comunidade universitária. Sabrina Ferigato, coordenadora da CASM, destaca que a atuação da CASM, mesmo sendo a unidade ainda muito recente, tem possibilitado a sistematização da promoção da saúde mental na UFSCar. Ela reconhece que há muito a fazer, mas destaca que a UFSCar tem sido reconhecida pelo que já implementou.

“A aprovação e implementação da Política de Saúde Mental da UFSCar foi um passo muito importante para de fato trabalharmos pela promoção da saúde mental na Universidade. A partir dela conseguimos implementar ações necessárias, identificar as fragilidades e atuar no fortalecimento das ações de saúde mental da UFSCar como prática política e social, na gestão, no acolhimento e na formação da nossa comunidade”, avalia.

A CSM, aprovada em 2023, contou com 15 frentes de trabalho, com destaque para as ações de apoio às unidades e departamentos da Universidade e ações de formação. A aprovação da Política institucionaliza as ações de promoção da saúde mental a partir de um olhar integrado, em busca de identificar e compreender a complexidade do fenômeno do sofrimento psíquico.

Dentre as principais atividades estão orientações em saúde mental aos docentes, chefias, coordenadores de curso e docentes em 13 departamentos. Outra ação importante foi a articulação de cuidado junto ao Hospital Universitário da UFSCar, e à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

As ações de formação foram um dos destaques neste primeiro ano a partir da realização dos cursos de primeiros socorros em saúde mental e atenção à crise, prevenção e pósvenção do suicídio e saúde mental indígena, direcionados para a comunidade acadêmica e rede de saúde.

Mitigação da violência
Outra grande conquista neste primeiro ano foi a adoção de ações de enfrentamento a práticas instituídas na cultura universitária identificadas como produtoras de sofrimento psíquico. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), Ouvidoria, Comissão Permanente de Ética e a Coordenadoria de Gestão e Mediação de Condutas (CoGeMeC).

O principal projeto, que somou esforços destes atores, foi a criação e planejamento de um projeto para a Promoção da Saúde Mental e Mitigação da Violência na Universidade, financiado por meio de recursos de emendas parlamentares e realizado por meio de um Projeto de desenvolvimento institucional (PRODIN) e atividades de extensão. A iniciativa foi aprovada no Conselho de Administração e será implementada neste ano.

Além disso, como estratégia de promoção de saúde mental e cultura de paz, foi introduzida a parceria com a Coordenadoria de Cultura (CCult) e o grupo “Cola Aê”, realizado por estagiários da Terapia Ocupacional em parceria com a CASM. O encontro acontece todas às quartas-feiras no campus de São Carlos, na Sala Multiuso do núcleo de extensão, voltado para a produção de vínculos e convivência, a partir da realização de atividades construídas pelo próprio grupo.

Em 2023 foram realizados oito encontros, que contaram com a realização de oficinas de jogos de improvisação, oficina de artes, ateliê para confecção de presentes, práticas de relaxamento, sarau e oficina de artes marciais.

Atuação em rede
A CASM também atuou junto à rede municipal de saúde para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde, a partir da participação de integrantes da rede junto à Comissão de Promoção, Prevenção e Cuidado em Saúde Mental (CPPCSM). A proposta é incluir a rede na construção da política de saúde mental da Universidade.

Outra atividade desempenhada neste primeiro ano foi o mapeamento das atividades de extensão em saúde mental realizadas pela UFSCar. Realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, a iniciativa identificou mais de 140 atividades já realizadas e 26 ainda em execução. Todas as atividades realizadas pela CASM podem ser conferidas no Relatório de Gestão CASM 2023.

Novidade no ar
E para marcar o primeiro ano de atuação, a Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental acaba de lançar o seu site no portal UFSCar (www.saudemental.ufscar.br). No espaço, a comunidade pode encontrar informações sobre acolhimento, na universidade e na rede de saúde local, potencializando a comunicação e acesso à informação em saúde mental.

O site conta com acesso aos serviços em cada um dos campi da UFSCar, dedicados para cada tipo de situação que envolve a saúde mental, e as seções “Institucional”, com informações das coordenadorias e comissões da CASM e os dispositivos de assistência; “Ações”, com as atividades realizadas pela CASM; “Orientações”, com materiais que auxiliam as pessoas a lidarem com situações que envolvem a saúde mental e a seção “Preciso de Ajuda”, voltada para o acesso rápido a informações em saúde para quem está em situação de sofrimento ou quer oferecer ajuda para terceiros.