Encerramento do Festival ChorandoSemParar tem participação da Reitora da UFSCar
Encerramento do Festival ChorandoSemParar tem participação da Reitora da UFSCarhttps://www.gestao.ufscar.br/pt-br/news/encerramento-do-festival-chorandosemparar-tem-participacao-da-reitora-da-ufscarhttps://www.gestao.ufscar.br/@@site-logo/gestao.svg
Encerramento do Festival ChorandoSemParar tem participação da Reitora da UFSCar
A Reitora Wanda Hoffmann falou no encerramento do evento sobre a importância da cultura. Fotos: Stela Martins (AECR/UFSCar)
Na noite de domingo, dia 11 de novembro, na Praça Dr. Christiano Altenfelder Silva, conhecida como Praça da XV, em São Carlos, terminou mais uma edição do ChorandoSemParar, festival internacional de música instrumental brasileira para difundir principalmente o Choro. A Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, foi convidada para participar do encerramento oficial, pois o evento é realizado pelo projeto de extensão "Contribuintes da Cultura", gerido pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar). "Como parte das atribuições da Universidade em ensino, pesquisa e extensão, é uma honra para a UFSCar apoiar e participar do 'Contribuintes da Cultura' que trás para cá a excelência em música instrumental ano após ano. Uma semana de boa música, levando mais cultura para as pessoas. Já estamos esperando a próxima edição, certos de que será tão encantadora quanto essa", disse a Reitora em sua fala no encerramento.
O Festival ChorandoSemParar é o grande destaque do "Contribuintes da Cultura" que também realiza debates, oficinas, apresentações musicais, eventos, exposições, voltados para a cultura e a disseminação do conhecimento. A programação ocorre durante todo o ano em diferentes locais da cidade e, em boa parte das atividades, a UFSCar está presente através de estudantes e docentes das mais variadas áreas.
"O ChorandoSemParar é construído para ser o mais aprofundado possível. Agora, quando homenageamos Radamés Gnatali, tivemos os estudantes de Letras pesquisando sobre diversos aspectos desse grande compositor brasileiro. A Educação Especial nos deu suporte tanto em acessibilidade, quanto na tradução para Libras e Braile, sem falar na participação da Orquestra Experimental da UFSCar e da Big Boom Orchestra também da Universidade. A cada ano, temos diferentes cursos e centros de pesquisa da UFSCar participando. Os departamentos de Física, Biologia, Computação e até de Engenharia de Materiais já participaram dessa festa do conhecimento", contou Fátima Camargo, diretora do projeto "Contribuintes da Cultura".
Em 2019, o homenageado será Luiz Gonzaga do Nascimento, o Gonzagão, também compositor de Choros.