HU-UFSCar inaugura Unidade de Pesquisa Clínica com investimentos de R$ 2,5 milhões

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai abrir uma Unidade de Pesquisa Clínica (UPC). A iniciativa vai prover infraestrutura adequada e uma equipe qualificada e especialista no desenvolvimento de estudos clínicos patrocinados para o desenvolvimento de novos medicamentos e insumos para a saúde.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai abrir uma Unidade de Pesquisa Clínica (UPC). A iniciativa vai prover infraestrutura adequada e uma equipe qualificada e especialista no desenvolvimento de estudos clínicos patrocinados para o desenvolvimento de novos medicamentos e insumos para a saúde. A inauguração acontecerá no próximo dia 5 de dezembro com o evento científico “O cenário atual da pesquisa clínica no Brasil: oportunidades e desafios”, das 14 horas às 17 horas.

Atualmente, cerca de 60 estudos estão em andamento no HU-UFSCar. Com a inauguração da UPC, que será a primeira Unidade de Pesquisa Clínica da cidade de São Carlos, o objetivo é ampliar, em quantidade e qualidade, a produção de pesquisas científicas na região, bem como apoiar o SUS no desenvolvimento e validação de novas tecnologias em saúde. Foram investidos na estrutura R$ 2,5 milhões, sendo parte proveniente de emenda parlamentar do Deputado Ivan Valente; parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerenciado pela Ebserh; e parte de um edital da estatal para implantação de Centros de Pesquisas Clínicas.

As pesquisas clínicas são aquelas desenvolvidas em seres humanos e, por meio delas, é possível validar a utilização de equipamentos, medicamentos, procedimentos cirúrgicos e radiológicos, bem como cuidados preventivos, que poderão melhorar o diagnóstico e o tratamento de doenças relevantes para a população. A chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Renata Pedrolongo Basso Vanelli, explica a importância do novo espaço para o desenvolvimento da área no hospital. “Espera-se também apoiar a Rede Nacional de Pesquisa Clínica, além de proporcionar formação em Boas Práticas Clínicas, converter as atividades de pesquisa em benefícios nos campos da formação profissional e capacitação técnico científica, e disponibilizar à comunidade acesso a novas tecnologias em saúde (como novas medicações, vacinas e testes diagnósticos)” - explicou.
Inauguração

O evento científico proposto para a inauguração da Unidade de Pesquisa Clínica do HU-UFSCar será aberto com a mesa redonda “O cenário atual da pesquisa clínica, desafios, oportunidades e potenciais de investimento”. Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do HU-UFSCar. Em seguida, acontecerá a cerimônia de inauguração e o descerramento da placa.