Instituições públicas paulistas de ensino superior formam rede de colaboração
A iniciativa busca fortalecer e promover o desenvolvimento da graduação no território paulista em ações de cooperação das áreas de mútuo interesse dos órgãos signatários. A proposta prevê o aprofundamento das relações institucionais e a realização de atividades de natureza acadêmico-educacional, tecnológica e cultural.
A Vice-Reitora destaca que a iniciativa também será uma forma de as instituições identificarem as necessidades em comum para buscarem, a partir da experiência de cada uma, práticas que auxiliem em aspectos como tecnologia, formação de professor, indicadores e de apoio às atividades acadêmicas. “Na rede, a UFSCar pode, por exemplo, contribuir com o seu conhecimento com relação às Ações Afirmativas, a partir de suas políticas de equidade, inclusão e permanência. A partir da expertise de cada instituição, poderemos mapear as dificuldades e construir medidas em conjunto, formando uma rede bastante sólida e de sucesso”, comenta.
A parceria prevê realizar ações de interação e colaboração com agências de fomento, ministérios e demais entidades governamentais que se dedicam ao ensino, à ciência, à tecnologia e à inovação. A iniciativa busca realizar intercâmbio entre docentes e o compartilhamento de informações técnicas, acadêmicas e institucionais, além de encontros regulares entre os líderes das instituições envolvidas.
Em sua mensagem de abertura do encontro, o reitor da UFABC, Dácio Matheus, afirmou que a criação da Rede representa o “compromisso das instituições com uma oportunidade ímpar de aprofundarem práticas de ensino, pesquisa e extensão e de trocarem experiências”.
Além da UFABC, integram a RedAES:
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
Universidade de São Paulo (USP);
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
Universidade Estadual Paulista (Unesp);
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP);
Centro Paula Souza (CPS) e
Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC.