Instituto da Cultura Científica “William Saad Hossesne” celebra primeiro ano de atividades

WhatsApp-Image-2022-10-04-at-17.07.40-1024x768.jpeg

O Instituto da Cultura Científica “William Saad Hossne” (ICC) completou seu primeiro ano de atividades no dia 28 de setembro, quando é celebrado o Dia Internacional da Cultura Científica. Para marcar seu primeiro aniversário, o ICC realizou a Semana da Cultura Científica, promovendo uma reflexão sobre o futuro da Cultura Científica na UFSCar e no Brasil, com eventos e lançamentos de novos projetos e produtos.
Dentre as novidades estão o lançamento do site do Instituto (www.icc.ufscar.br); a série de vídeos "Fala, Cientista!", com cientistas abordando temas em evidência no debate público; e o projeto "Sementes da Cultura Científica", cujo objetivo é construir uma rede de semeadoras e semeadores de conhecimento, com participantes desde cientistas experientes até, por exemplo, crianças e jovens que possam ser sementes em suas escolas, famílias e comunidades.
A programação da Semana da Cultura Científica contou com debate online sobre "Desafios para a Cultura Científica no Brasil: olhares a partir da Educação, da Comunicação e de processos editoriais, com a participação de Germana Barata, coordenadora do curso de especialização em Jornalismo Científico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e 1ª Secretária da Associação Brasileira de Editores Científicos e uma das fundadoras da Associação Latino-Americana de Editoras Científicas; Maria José Fontana Gebara, docente no Campus Sorocaba da UFSCar, que atua na área de Ensino de Física, e a Diretora do ICC, Mariana Pezzo, jornalista e pesquisadora da interface entre o ensino das ciências e processos comunicativos na promoção da cultura científica. O debate pode ser conferido no canal UFSCar Oficial no YouTube (disponível neste link).
Em evento híbrido, a Diretora do ICC apresentou o relatório do primeiro ano de atividades do Instituto.A cerimônia contou com a participação da Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, do docente do Departamento de Física e um dos idealizadores do ICC, Adilson de Oliveira, e do Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
Também foi realizada uma roda de conversa com representantes de diversos setores da Universidade, sobre o histórico das diferentes áreas de conhecimento na UFSCar, em diálogo com desafios do momento presente e visões para o futuro. Para este momento, foram convidados docentes de diferentes departamentos da Universidade, juntando pessoas que já estão há bastante tempo na Instituição e jovens pesquisadoras e pesquisadores. A cerimônia de abertura e a roda de conversa podem ser assistidas no canal UFSCar Oficial no YouTube (disponível neste link).
“Foi um momento muito rico. A sistematização do relatório nos mostrou que já foi possível montar base sólida para a atuação do Instituto, e a reflexão feita neste momento de celebração nos levou à constatar um acolhimento grande da ideia pela comunidade universitária, a partir da certeza sobre a importância de levar o conhecimento cada vez mais longe”, registra a Diretora do ICC. “Agora, assim como expresso no projeto Sementes, é preciso que essas ações iniciais se multipliquem, que cheguemos a cada vez mais pessoas dentro e fora da Universidade, pois só assim será possível de fato consolidar a cultura científica no Brasil. Os desafios permanecem, mas motivação não falta, e saímos da comemoração do primeiro ano bastante confiantes”, compartilha.
Mais informações sobre o Instituto da Cultura Científica, sua missão, documentos fundadores e projetos em andamento, podem ser conferidas no site do Instituto, ou solicitadas pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br.