Integração regional: UFSCar se reúne com prefeituras da área de abrangência do campus Lagoa do Sino

Diálogo com as prefeituras de Angatuba, Buri e Campina do Monte Alegre tem como objetivo fortalecer o território de atuação do campus.

Na última sexta-feira, 8 de agosto, a Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, se reuniu com o prefeito e a vice-prefeita de Campina do Monte Alegre, Marcelo Lisboa Machado e Sueli Passarinho, para dialogar sobre as demandas do campus Lagoa do Sino. A reunião envolveu também o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Felipe Rosa Ferreira, o Diretor do Campus, Alberto Carmassi, e os assessores Rogério Gianlorenzo e Daiane Aleixo e teve como pautas principais o transporte intermunicipal e a saúde pública. O encontro é mais um de uma série de reuniões que vêm sendo realizadas com os municípios de abrangência do campus: Angatuba, Buri e Campina do Monte Alegre.

Ao abordar a questão do transporte público, primeira pauta discutida na reunião, Marcelo Lisboa Machado ressaltou a importância da questão e se colocou à disposição para apoiar iniciativas que garantam o transporte de passageiros de Campina do Monte Alegre para o campus. A pauta demandará uma ação conjunta em razão do pequeno orçamento do município que, de acordo com dados do IBGE, tem 6 mil habitantes. O prefeito sinalizou haver condições de apoio com a operação do transporte, havendo, no entanto, dificuldade para o investimento na aquisição de ônibus. A UFSCar, desde 2024, tem se mobilizado junto ao Ministério da Educação e de parlamentares para conquistar recursos para este investimento.

A segunda pauta discutida no encontro foi a saúde pública. Desde o início do ano, a UFSCar está em contato com as secretarias municipais de saúde dos municípios de Angatuba, Buri e Campina do Monte Alegre, a fim de mobilizar esforços para melhorar a infraestrutura de suas redes de saúde. Esse trabalho de diálogo já envolveu conversas com a Direção Regional de Saúde do Estado de São Paulo e com parlamentares da região, que atuam nas esferas municipais, estaduais e federais. As demandas específicas de Campina do Monte Alegre foram abordadas na reunião realizada na última sexta-feira (8/8). Com o apoio da Universidade, o município está trabalhando para habilitar uma sala de estabilização, responsável por fornecer assistência temporária a pacientes graves ou críticos até sua transferência para outras unidades.

A Reitora da UFSCar ressalta a importância desse diálogo com as prefeituras da região. “Um dos objetivos primordiais da universidade é atuar na promoção do desenvolvimento territorial, e isso só é possível se tivermos um contato direto com os municípios em que estamos inseridos. No caso do campus Lagoa do Sino, temos feito essa aproximação com Angatuba, Buri e Campina do Monte Alegre, não só para buscar soluções conjuntas para as demandas da UFSCar e do município, como também para avançar em ações importantes para o território. Temos, por exemplo, oferecido nosso apoio para auxiliar em uma possível implantação de um campus do Instituto Federal na região”, aponta Ana Beatriz de Oliveira.


Parceria com a Prefeitura de Buri

A UFSCar também está em diálogo constante com a Prefeitura Municipal de Buri, a fim de avançar em pautas comuns como mobilidade, infraestrutura, sustentabilidade e a aproximação com a comunidade local. Um dos encontros mais recentes ocorreu em 9 de junho e teve a presença do prefeito de Buri, Germano Peschel, e dos secretários municipais do Meio Ambiente, Cléberson Donizete Camargo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Irineu Peschel Júnior, e da Cultura, Turismo e Lazer, Natanael Paes de Senne. Os gestores foram recebidos no Campus Lagoa do Sino pelo Diretor do Campus, Alberto Luciano Carmassi, pelo Prefeito Universitário, Paulo Roberto Castanho, e pelos secretários Dalton de Oliveira e Patrícia Corrado dos Santos.

Na reunião, foram discutidas algumas demandas específicas do campus, como a gestão ambiental e sanitária, a sinalização das vias de acesso na Rodovia Lauri Simões de Barros e a implantação de iluminação pública ao longo da ciclovia que liga o campus Lagoa do Sino à cidade. O encontro também discutiu alguns projetos de cooperação nas áreas de captação de água, alimentação escolar e produção de biomassa por pirólise, ações que tem como objetivo promover o desenvolvimento regional sustentável.

O Prefeito Universitário destaca que essa aproximação teve resultados diretos: “a Prefeitura de Buri iniciou em julho a coleta seletiva dos resíduos gerados no campus. A iniciativa atende a uma demanda histórica do Campus Lagoa do Sino e representa um avanço importante em termos de gestão ambiental e sanitária”. Paulo Roberto Castanho destaca também a importância do diálogo para a ampliação dos horários do transporte público que saem da cidade em direção ao campus. “Desde maio de 2025, passaram a ser oferecidas quatro viagens diárias de ida e volta, ampliando significativamente o acesso de estudantes, servidores e moradores ao espaço universitário”, explica o gestor.

Para Alberto Carmassi, mais do que ações pontuais, a parceria busca integrar ainda mais a Universidade à comunidade local, tornando o Campus Lagoa do Sino um espaço acessível à população do entorno. “Nosso objetivo é tornar o Campus Lagoa do Sino um espaço também pertencente aos moradores da região, contribuindo com soluções para os desafios locais”, afirma o Diretor do Campus.