NAIIPEE amplia apoio da FAI a inovação, pesquisa, ensino e extensão

A Reitora da UFSCar e o Diretor Executivo da FAI compartilharam na semana passada o projeto de criação do NAIIPEE

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, e o Diretor Executivo da Fundação de Apoio Institucional da Universidade (FAI), Targino de Araújo Filho, compartilharam na semana passada o projeto de criação do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE). O comunicado foi feito ao Conselho Deliberativo da Fundação, destacando a missão do Núcleo de apoiar a Universidade na estruturação de um ecossistema de promoção da indissociabilidade.

“A UFSCar é reconhecida nacional e, em muitos aspectos, internacionalmente, pela qualidade das atividades que desenvolve. Inclusive por isto, uma série de novas fronteiras a serem transpostas têm se apresentado à Instituição. Primeiramente, a urgência de novos modelos organizacionais capazes de produzir soluções para desafios de imensa e crescente complexidade. Além disso, a necessidade de estabelecer processos mais eficazes de acompanhamento, avaliação e transparência do impacto das atividades universitárias, para além de métricas mais tradicionais no ambiente acadêmico, especialmente as bibliométricas”, situa a Reitora, ao comentar o contexto de concepção do Núcleo.

“Como uma espécie de incubadora dessas novas estruturas, o NAIIPEE surge para, em alguma medida, ampliar o escopo de atuação do Escritório de Apoio Institucional à Pesquisa, o PAPq, com a oferta de serviços de gestão administrativa e financeira de projetos; prospecção e disseminação de oportunidades de financiamento e estabelecimento de parcerias; gestão e difusão de dados e informações; comunicação institucional e científica; e suporte operacional a processos de monitoramento e avaliação”, complementa o Diretor da FAI.

O NAIIPEE, cuja proposta é a atuação em interface com diversas unidades da Administração Superior, como a própria Reitoria, pró-reitorias, unidades de Comunicação, Instituto da Cultura Científica, Agência de Inovação, Sistema Integrado de Bibliotecas e Secretaria Geral de Informática, dentre outros, já conta com equipe formada por jornalistas e bibliotecária. Além disso, está contratando uma série de ferramentas tecnológicas para apoio aos projetos planejados.

Dentre estas ferramentas estão sistemas e metodologias de prospecção de oportunidades de financiamento e outras, como prêmios e bolsas, que permitiram o lançamento, em meados de janeiro, do “Boletim de Oportunidades”, publicação semanal com oportunidades selecionadas em diferentes áreas de conhecimento e direcionadas a públicos distintos, desde estudantes de graduação até responsáveis por grandes projetos acadêmicos e/ou tecnológicos. Futuramente, a ideia é ampliar cada vez mais os serviços prestados nesta linha, apoiando as pessoas interessadas desde a elaboração de propostas até a prestação de contas, com base no que já é feito no PAPq.

Outros projetos iniciados a partir da criação do NAIIPEE são a Vitrine do Conhecimento e a Vitrine de Tecnologias da UFSCar. A primeira etapa da Vitrine do Conhecimento disponibilizará, para cada docente, uma página com informações sobre suas atividades de ensino, pesquisa e extensão formatadas para diálogos com diferentes públicos, desde empresários e industriais a formuladores de políticas públicas, jornalistas e escolas de diferentes níveis de ensino, dentre outros. Para tanto, uma equipe de jornalistas já iniciou o processo de compilação dessas informações e, também, de contato com docentes para complementação e, inclusive, desenvolvimento de perfis que considerem outras informações além das acadêmicas, buscando evidenciar a dimensão humana da produção de conhecimento. Futuramente, a ideia é expandir a Vitrine para outros segmentos da comunidade universitária e, também, conjuntos como grupos de pesquisa, programas de extensão, laboratórios e outros.

Já a Vitrine de Tecnologias será desenvolvida em parceria com a Agência de Inovação, com o objetivo de facilitar a transferência de conhecimento e tecnologias da Universidade para os demais setores da sociedade. A parceria com a Agência inclui também o que está sendo chamado de “comunicação para a cultura de inovação”, com esforços voltados tanto à melhor divulgação das oportunidades criadas pela AIn junto ao público interno de todas as áreas do conhecimento, quanto à ampliação e ao aprimoramento das oportunidades de diálogo com segmentos sociais como indústrias e parceiros potenciais para escalonamento de tecnologias sociais, por exemplo.

A equipe do NAIIPE também já está atuando no apoio à implantação de uma plataforma de interação com egressos da Universidade e em iniciativa voltada à elaboração de indicadores confiáveis e métricas de desempenho acadêmico e impacto social da UFSCar, dentre outras que serão divulgadas ao longo das próximas semanas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail naiipee@fai.ufscar.br.