Novo ambulatório do Hospital Universitário da UFSCar é destinado a pessoas em situação de rua
Para garantir acesso à saúde a pessoas em situação de rua e que se encontram em grande vulnerabilidade social, o Hospital Universitário deu início ao ambulatório "Acolher", coordenado pela médica Ana Cecília Lessa. Neste ambulatório o atendimento é multidisciplinar, abarcando acolhimento psiquiátrico e serviço social.
Os atendimentos do "Acolher" ocorrem às quartas-feiras, das 14h às 18h. Os pacientes podem ser encaminhados pelo "Consultório de Rua", serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de São Carlos, ou pela Comunidade Missionária Divina Misericórdia. Além disso, metade dos atendimentos do dia ficam destinados às urgências e não precisam de agendamento.
A Profa. Dra. Meliza Roscani, docente da UFSCar e Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Hospital Universitário, lembra que o ambulatório oferece oportunidade aos estudades da UFSCar: "Este ambulatório será oferecido na forma de estágio em eletiva para qualquer estudante da área da saúde da Universidade. É aberto a estudantes não só da Medicina, mas também aos que cursam Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, dentre outros cursos. Basta ter interesse em acompanhá-lo nos contextos sociais e de saúde".
"O Hospital Universitário está contribuindo para a melhoria do sistema de saúde da região e a UFSCar, com este projeto, está contribuindo para a formação dos nossos alunos de modo que sejam profissionais tecnicamente competentes e, também, conscientes de seu papel na sociedade", explica o Prof. Dr. Roberto Ferrari, que é Pró-Reitor de Extensão da UFSCar.
Saiba mais na TV UFSCar e no Portal da UFSCar.
