Observatório Mulheres da UFSCar realiza colóquio no Campus Lagoa do Sino

O Observatório Mulheres realiza nos dias 8 e 9 de novembro a segunda edição do Colóquio que, desta vez, será sediado no Campus Lagoa do Sino. O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas. Para participar, é necessário fazer a inscrição por meio do formulário eletrônico.

O Observatório Mulheres realiza nos dias 8 e 9 de novembro a segunda edição do Colóquio que, desta vez, será sediado no Campus Lagoa do Sino. O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas. Para participar, é necessário fazer a inscrição por meio do formulário eletrônico disponível neste link. A programação completa pode ser acessada na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e neste link.

Diana Junkes, Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e coordenadora do Observatório Mulheres, conta que a segunda edição do Colóquio celebra o fortalecimento de um projeto muito caro à atual gestão da UFSCar, que busca a defesa incondicional da equidade de gênero, tanto na Universidade, quanto na sociedade, seja por meio das ações de pesquisa e extensão, seja pela atuação das estudantes e dos estudantes que formamos.

A programação do II Colóquio está bastante diversa, é voltada a toda a comunidade UFSCar e conta com a presença de todas as categorias e a parceria das entidades, Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri (ADUFSCar) e Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal de São Carlos​ (SINTUFSCar), recebe pesquisadoras da USP, Unicamp, Unesp, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A programação tem início às 8 horas e contará com diversas mesas com temas como “A importância social da universidade para a equidade de gênero”; “Os desafios à atuação profissional da área das Ciências da Natureza e Ciências da Terra à promoção e garantia de equidade de gênero na sociedade” , e “As barreiras à participação das mulheres nas carreiras de STEM: da universidade ao mercado de trabalho”. Temas como combate à violência, as políticas institucionais da UFSCar contra a violência de gênero e o papel do Observatório Mulheres também serão abordados.

“As mesas versarão sobre pesquisa e maternidade, combate à violência de gênero, o papel da universidade na promoção da equidade de gênero e a responsabilidade dos profissionais e das profissionais atuantes nas Ciências da Natureza para dirimir desigualdades e injustiças contra a mulher. Merecem destaque mulheres do Território Lagoa do Sino, que não mediram esforços para que o evento acontecesse e acolhesse todas as pessoas e também a direção do campus, a direção do Centro de Ciências Naturais (CCN), a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), em Lagoa do Sino, e a Prefeitura do Campus”, disse a Pró-Reitora Adjunta.

O II Colóquio do Observatório Mulheres será realizado no Anfiteatro do Ciclo Básico 2, no Campus Lagoa do Sino.