Ouvidoria da UFSCar completa 10 anos com lançamento de novo site

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Página da Ouvidoria traz todas as informações referentes às suas atividades, legislação e canis de manifestação

No momento em que celebra dez anos de atividades na UFSCar, a Ouvidoria Geral da Instituição lança sua nova página no portal da UFSCar com todas as informações e orientações referentes à sua atividade, legislação, história e os canais de manifestação para a comunidade interna e externa comunicar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Ao longo de seus 10 anos de atividade a Ouvidoria recebeu aproximadamente 4.865 manifestações entre elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias, sendo que deste total foram registradas pela Plataforma FALA.BR 2.343.

A Ouvidoria Geral da UFSCar tem como papel acompanhar e aperfeiçoar a prestação dos serviços; auxiliar a prevenção e correção de atos e procedimentos da administração; propor a adoção de medidas para a defesa dos direitos do usuário; receber, analisar e encaminhar as manifestações do usuário, bem como a adoção de mediação e conciliação entre o usuário e o órgão ou outros setores envolvidos.

Silmara Helena Capovilla, Ouvidora Geral da UFSCar, explica que a gestão atual da Ouvidoria pretende, a partir da atualização do site, fazer com que a comunidade interna e externa conheça mais sobre o papel e as atividades do órgão, de forma que possam recorrer a ele sempre que necessário e de forma assertiva. Para isso, e em comemoração aos dez anos de atividade, uma série de atividades devem ser realizadas ao longo do ano.

“A Ouvidoria é uma entidade comprometida com a promoção e defesa dos direitos de servidores docentes e técnico-administrativos, alunos e comunidade externa em suas relações com a UFSCar, em suas diferentes instâncias administrativas e acadêmicas, assim como na prestação de serviços”, destacou Joel Carlos dos Santos, assistente de administração da Ouvidoria.

A comunidade interna e externa da UFSCar tem a Ouvidoria à sua disposição em casos de denúncia, quando alguma pessoa for vítima de alguma forma de discriminação ou quando alguma pessoa entender que qualquer direito tenha sido desrespeitado ou tiver conhecimento de alguma irregularidade, infração à legislação ou às normas internas da Universidade.

Para reclamações, após ter procurado diretamente o departamento ou unidade da instituição para alguma informação ou serviço, e não tiver obtido sucesso, e para sugestões, quando desejar contribuir para tornar a UFSCar ainda melhor, e elogios a qualquer unidade ou servidor da Universidade. Todas essas manifestações podem ser formalizadas através do sistema Fala.BR.

Além destes canais de manifestação, a Ouvidoria conta ainda com o Conselho de Usuários, uma ferramenta que ajuda as pessoas a avaliarem os serviços e expor as suas ideias diretamente às ouvidorias e aos gestores de serviços.

A pessoa que integra o Conselho de Usuários atua na apresentação de propostas de melhorias e pode colaborar com as entidades responsáveis no avanço contínuo da prestação de serviço.
Qualquer pessoa pode se voluntariar para ser Conselheiro, sem a necessidade de eleições ou qualquer outro processo seletivo.

Para se tornar conselheiro, basta realizar login na plataforma e selecionar quais serviços públicos você gostaria de avaliar, como por exemplo, matricular-se no curso de graduação na UFSCar.
Além disso, há possibilidade do integrante avaliar todos os serviços prestados pela instituição, caso seja do seu interesse. Para isto, basta se cadastrar como Conselheiro de Usuários da UFSCar.

Visite a página da Ouvidoria Geral da UFSCar para ter acesso a todas essas informações. Além do Fala.BR, para as manifestações formais, a Ouvidoria pode ser contatada pelo telefone (16) 3306-6571, pelo e-mail ouvidoria@ufscar.br e presencialmente no Campus São Carlos, no Anexo 1 da Reitoria.