Prefeitura de São José do Rio Preto sanciona doação de terreno para UFSCar
Nesta segunda-feira, 23 de dezembro, a Reitora Ana Beatriz de Oliveira esteve em São José do Rio Preto, para acompanhar a assinatura da lei que autoriza a doação de uma área do Parque Tecnológico Karina Bolçone (PARTEC) para a Universidade Federal de São Carlos, aprovada na última semana pela Câmara Municipal e pelo Conselho do Parque Tecnológico. A área de 150 mil metros quadrados deverá abrigar as instalações do novo campus da UFSCar.
A solenidade contou com a presença de Edinho Araújo e Orlando Bolçone, atuais prefeito e vice-prefeito de Rio Preto, do vereador João Paulo Rillo, representando a Frente Parlamentar para a Implementação da Universidade Federal no município, do Coronel Mauro Alves, representando o prefeito eleito Coronel Fábio Cândido, e do deputado estadual Itamar Borges. Também participaram o atual e futuro secretariado municipal, representantes de associações da sociedade civil e movimentos sociais de São José do Rio Preto. Durante o encontro, a professora Ana Beatriz destacou que o processo de definição dos cursos será realizado em diálogo com a comunidade UFSCar e com a população de São José do Rio Preto, a partir de dois conceitos: complementaridade e integração. Nesse sentido, a UFSCar deve observar quais cursos podem complementar a Universidade e, ao mesmo tempo, mapear quais cursos podem interagir de forma positiva com o município.
Ao avaliar a área, a Reitora da UFSCar identificou que o terreno atende as necessidades iniciais da Instituição, mas ressaltou que a Universidade traz consigo uma estrutura que envolve não só ensino, mas também pesquisa, extensão, desenvolvimento de atividades esportivas e integração social. Para garantir o amadurecimento dessas relações, a UFSCar precisa ter capacidade de se desenvolver plenamente. Ainda sim, estar em uma área voltada para o desenvolvimento tecnológico, traz muitas possibilidades para a Instituição.
“A universidade não oferece apenas formação e graduação, ela carrega também a pós-graduação, a extensão e o desenvolvimento científico, tecnológico e social. Estar próximo ao Parque Tecnológico é um privilégio, especialmente pelo trabalho de ampliação do conceito de inovação que estamos realizando na UFSCar. Temos a inovação aplicada para a produção de tecnologia, mas temos também a inovação social e o desenvolvimento científico com aplicação direta em políticas públicas. Vemos com muito bons olhos a implantação da UFSCar nesta área, pois podemos aliar o desenvolvimento destas diferentes vertentes”, comentou a professora Ana Beatriz na solenidade de assinatura da Lei 14.760, de 20 de dezembro de 2024.
O evento desta segunda-feira também foi espaço para pactuação de um termo de compromisso com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Até que o novo campus consiga abrigar as atividades essenciais para o funcionamento da Universidade, a UFSCar operará provisoriamente no Campus do IFSP em São José do Rio Preto. Todo esse processo aguarda a elaboração e aprovação do Documento Referência para a implantação do campus, que será construído a partir de janeiro para apresentação ao Conselho Universitário no mês de maio.