ProACE promove trabalho de desenvolvimento pessoal aos servidores do RU
Com o objetivo de promover um processo de diálogo e integração entre os servidores do Restaurante Universitário (RU) e, consequentemente, intensificar a melhoria dos serviços prestados à comunidade da UFSCar, a pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) iniciou, junto à Caynana Desenvolvimento Pessoal, um trabalho de comunicação e relacionamento com os servidores do RU, campus São Carlos.
De acordo com o pró-reitor Leonardo Andrade, após a terceirização do RU, muitos trabalhadores se sentiram subtilizados ou pouco aproveitados no processo de trabalho, o que poderia causar desmotivação. “Assim, resolvemos contratar uma assessoria para dar espaço de fala a eles e repassar os processos de trabalho e como, por exemplo, cada um poderá contribuir”, falou Andrade mostrando a preocupação da ProACE no planejamento das atividades do RU.
Esse trabalho, que se iniciou no início do mês de abril, e se estenderá por dois meses, de acordo com a facilitadora Naná Prado, proporciona melhoria no ambiente de trabalho e nas relações entre os servidores. “A Caynana acredita que apoiando o desenvolvimento das pessoas, também muitos benefícios são conquistados no próprio ambiente de trabalho, tais como integração, harmonia, processos mais claros, relacionamentos mais alinhados”, explicou.
Como funciona o trabalho?
Após reuniões de alinhamento com a ProACE, foi realizada, no dia 5 de abril, uma atividade de dinâmica com todo o grupo de servidores do RU. Questões como diálogo, motivação, comunicação, eficiência na utilização de recursos, habilidades e liderança foram alguns dos pontos trabalhados. Segundo a facilitadora, o trabalho envolve processos de reflexão, resgate histórico, alinhamento de expectativas e processos, além de planejamento de ações.
Para o final do projeto, segundo Andrade, a equipe poderá ter um planejamento de suas atividades. “É um espaço que estamos dando a esses trabalhadores que fazem parte da nossa Universidade, através do desenvolvimento pessoal,” ressaltou.