ProAd Descomplica reúne mais de cem pessoas em sua primeira edição

A primeira edição do encontro “ProAd Descomplica” reuniu mais de cem dirigente e servidores das unidades acadêmicas e administrativas que desempenham atividades de acompanhamento, controle e execução de recursos, com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar as pessoas quanto aos prazos e procedimentos para a execução financeira e contábil da UFSCar.

A primeira edição do encontro “ProAd Descomplica” reuniu mais de cem dirigente e servidores das unidades acadêmicas e administrativas que desempenham atividades de acompanhamento, controle e execução de recursos, com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar as pessoas quanto aos prazos e procedimentos para a execução financeira e contábil da UFSCar. A gravação do  primeiro “ProAd Descomplica” está disponível no canal UFSCar Oficial no YouTube

O evento contou com a participação da Vice-Reitora, Maria de jesus Dutra dos Reis, que reforçou a importância da atuação multicampi da Pró-Reitoria de administração (ProAd), que tem otimizado e aperfeiçoado os processos administrativos, possibilitando que a Universidade realize suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A equipe da ProAd apresentou as atividades das coordenadorias de orçamento, finanças e contabilidade, bem como as portarias e prazos de 2023, o contexto orçamentário das Instituições Federais de Ensino Superior e da UFSCar. O ProAd descomplica reuniu pessoas que atuam nas pró-reitorias, prefeituras universitárias, centros, coordenadorias, departamentos, coordenadorias de cursos e fiscais de contrato.

“Nossa gestão tem trabalhado pela implementação de um trabalho em rede e que torne todos os processos mais eficientes, de forma que as pessoas que lidam com os processos compreendam suas etapas e normativas. O ProAd Descomplica busca auxiliar as unidades na melhor forma de gerir seus recursos em tempo hábil, para otimizar o desempenho financeiro da Universidade”, diz Edna Augusto, Pró-Reitora de Administração.

No encontro, foi apresentada toda a estrutura organizacional da ProAd e a sua interação com os setores da Universidade, bem como sua missão e princípios, com foco nos processos, na horizontalidade e transversalidade das relações em rede, e no fortalecimento institucional. Foi apresentada também a estrutura da Rede Multicampi ProAd, composta por Compras, Contratos, Orçamento, Segurança Alimentar, Contabilidade, Finanças, Patrimônio e Suprimentos.

O cenário orçamentário do período da gestão atual também foi destaque, com explicação ano a ano, de 2012 a 2023, até a construção de um novo modelo orçamentário para a UFSCar, que consiste no levantamento, planejamento e replanejamento, controle e execução orçamentária. Os sistemas do Governo Federal utilizados pela Coordenadoria de Orçamento, e a origem dos recursos da Universidade também foram explicados ao público em detalhe.