ProEX retoma as atividades da Comissão Assessora dos Cursos de Especialização
A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) retomou as atividades da Comissão Assessora dos Cursos de Especialização (CoACEsp-UFSCar), órgão vinculado ao Conselho de Extensão (CoEx), em atendimento ao Regimento Geral para Cursos de Pós-Graduação lato sensu da UFSCar e para colocar em prática, por meio da Coordenadoria dos Cursos de Extensão, sua importante função de propor ações para garantir a excelência na execução dos Cursos de Especialização. A relevância de seu papel, se avaliada em números, revela-se pelos 134 cursos lato sensu, entre os diversos cursos de extensão em andamento, ofertados pela Universidade.
"Entendemos a Comissão como um importante instrumento para o acolhimento, diálogo e a construção coletiva das questões concernentes aos cursos de extensão. Além disso, acreditamos ser fundamental o atendimento às normativas e regimentos para assegurar a excelência das atividades e a transparência da ProEx. Por isso, temos retomado iniciativas como essa", explicou a Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia.
Com o início da nova gestão, a Coordenadora dos Cursos de Extensão encaminhou aos diretores de centro a proposta da CoACEsp e solicitou indicação de docentes para comporem a comissão, que, com a aprovação do CoEx, passa a contar com um representante de cada centro.
Definida a composição, a CoACEsp-UFSCar realizou sua primeira reunião no dia 11/5, na qual foram abordados temas como situações de excepcionalidade na formação de equipe de trabalho em cursos de especialização e sobre o Trabalho de Conclusão de Curso em caráter opcional.
Diene Monique Carlos, coordenadora da Coordenadoria de Cursos de Extensão (CCEx/ProEx), explica que a Comissão, que tem caráter consultivo para o CoEx, é estratégica para o aprimoramento dos cursos já existentes e para a implementação de novos, e vai atuar em defesa da ética e do cumprimento do regimento para assegurar a qualidade da formação da Pós-Graduação lato sensu.
"A Comissão vai trabalhar, sempre às vistas das normas vigentes para a pós-graduação lato sensu no Brasil, em propostas de adequação, atualização e internacionalização do cursos da UFSCar, mantendo diálogo permanente com os centros acadêmicos dos quatro campi e fortalecendo as decisões definidas coletivamente por eles, e que serão levadas ao CoEx", comentou Carlos.
As reuniões da CoACEsp-UFSCar são realizadas mensalmente, mediante convocação dos seus membros com 72 horas de antecedência, ou extraordinariamente, sempre que necessário, a partir de solicitação da presidência.