Proext-PG: Edital apoia atividades de extensão na pós-graduação da UFSCar
Vai até o dia 12 de novembro o período de submissão e tramitação de propostas de atividades de extensão dos programas de pós-graduação da UFSCar para financiamento com recursos aprovados pela Universidade no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), da Capes. No total, o projeto institucional elaborado e aprovado pela UFSCar, sob coordenação das pró-reitorias de Pós-Graduação (ProPG) e de Extensão (ProEx), tem orçamento de pouco mais de R$ 818 mil, e prevê contemplar até cinco propostas integradoras que, pelo edital, poderão ser executadas em período de 12 a 20 meses. Cada programa de pós-graduação – dentre os 35 que aderiram à proposta no momento da submissão à Capes, em 2023 – pode submeter uma única proposta, em rede com ao menos dois outros programas participantes. Os detalhes devem ser conferidos no edital disponível no site da ProEx (link externo), e a submissão será feita no sistema ProExWeb, com tramitação por todas as instâncias e unidades envolvidas até o dia 12/11.
“A elaboração da proposta enviada à Capes e, agora, a operacionalização do projeto aprovado, é um trabalho conjunto das diferentes unidades da Administração Superior, pelo que eu sou muito grata”, expressou a Pró-Reitora de Extensão da UFSCar, Ducinei Garcia, durante informe ao Conselho Universitário (ConsUni) sobre o Proext-PG. Como, na mesma reunião do ConsUni, em 18/10, a inserção curricular da extensão na graduação havia sido abordada, Garcia manifestou a expectativa de que, a partir do Proext-PG, possa haver o reconhecimento da extensão também na formação de estudantes de pós-graduação. “O processo de elaboração da proposta e, agora, sua operacionalização, evidenciou desafios na compreensão da pós-graduação como lugar institucional de prática da extensão. Vemos o projeto como um primeiro passo, e muito importante, na consolidação dessa experiência”, complementa o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Constante Martins. Confira aqui a reunião completa do ConsUni, realizada em 18/10 (link externo).
A proposta da UFSCar ao ProExt-PG foi elaborada no final de 2023, em poucos dias, a partir de anúncio do edital pela Capes nos primeiros dias de dezembro. Naquele momento, dos 55 programas de pós-graduação da UFSCar habilitados pela Capes à participação e, assim, consultados, a partir de suas coordenações, sobre o interesse em integrar a proposta, como exigia o edital, 35 optaram pela adesão. Agora, além das cinco propostas que serão selecionadas para receber o financiamento, está prevista a execução também de um projeto articulador, cujo objetivo é fomentar ainda mais a atuação em rede estimulada pela exigência de envolvimento de pelo menos três programas em cada proposta. “A ideia da nucleação de diferentes programas visa a integração e, assim, a promoção da interdisciplinaridade, que é indispensável no contexto de olhar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – da Agenda 2030 da ONU, foco do edital da Capes e, agora, também do nosso edital interno. Nossa expectativa é, inclusive, que iniciativas que já se desenvolvem dentro de um programa, possam se expandir e fortalecer a partir dessa articulação”, completa Luiz Eduardo Moschini, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação.
A coordenação geral da iniciativa é de Eli Angela Vitor Toso, Coordenadora Multicampi de Acompanhamento de Programas de Pós-Graduação da ProPG. A proposta aprovada pela Capes pode ser conferida no site da ProPG (link externo).