ProGrad: Eixos de atuação prioritária promovem a qualidade desde o ingresso na graduação
A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar está iniciando a operacionalização de plano elaborado com o envolvimento de toda a sua equipe técnica, visando avanços na qualidade do ensino de graduação e sua modernização a partir de novas necessidades e demandas e de desafios e aprendizados derivados do período pandêmico. O planejamento levou ao estabelecimento de três eixos prioritários de ação para a ProGrad: 1. Promoção do ingresso na graduação; 2. Permanência Acadêmica; e 3. Acompanhamento, monitoramento e relacionamento com egressos.
Para apoio à concretização do planejado nessas frentes, a equipe da ProGrad acolheu recentemente três docentes que estão coordenando esforços de revitalização do programa de Desenvolvimento Docente (área a cargo de Fernando Galizia, do Departamento de Artes e Comunicação – campus São Carlos), de aperfeiçoamento dos programas de bolsas acadêmicas (com liderança de Flavia Hirata Vale, do Departamento de Letras – campus São Carlos) e de produção, qualificação e uso de dados e indicadores (frente que conta com o trabalho de Larissa Araújo, do Departamento de Administração – campus Sorocaba). Outros esforços já em andamento são o de realização de estudos e organização de atividades e produtos voltados à atração de estudantes para os cursos de graduação da UFSCar; o de estruturação de um programa de fomento a projetos de modernização e inovação no ensino de graduação; e o de elaboração de uma política para acompanhamento de egressos, que deverá potencializar os recursos trazidos pela implementação recente da plataforma Alumni UFSCar.
“Os primeiros anos da nossa gestão foram principalmente dedicados à gestão dos impactos da pandemia. A seguir passamos a executar um planejamento do desenvolvimento da graduação num novo contexto desafiador, o qual é compartilhado com as outras universidades federais, que inclui a necessidade de investirmos na promoção do ingresso, no cuidado com os fatores que podem levar à evasão e à elaboração de estratégias efetivas para o acompanhamento de egressos. Esperamos inclusive que a nossa experiência possa ser multiplicada, assim como teremos oportunidade de aprender com as outras instituições”, compartilha o Pró-Reitor de Graduação da UFSCar, Daniel Leiva. “A chegada desses colegas docentes à equipe da ProGrad aumenta nossa capacidade de olhar para o futuro, ao mesmo tempo resgatando frentes de trabalho como o programa Ação Docente, e pensando em iniciativas inéditas diante dos novos desafios, como aqueles relacionados à inovação acadêmica e curricular”, complementa Lisandra Gava Borges, Pró-Reitora Adjunta.
GT Planejamento
O processo de organização das ações lideradas pela ProGrad nos três eixos prioritários elencados foi subsidiado também por registros feitos no relatório do Grupo de Trabalho Planejamento (GT Planejamento), aprovado por unanimidade pelo Conselho de Graduação (CoG) no último mês de julho, quando, após três anos e quatro meses de atuação, o GT encerrou suas atividades. “O GT Planejamento foi um espaço privilegiado para debater propostas. Agradeço todo o trabalho coletivo realizado. Esse GT trouxe aperfeiçoamento e colocou em funcionamento normativas que, sem dúvida, nos ajudaram a superar com menos danos a pandemia”, disse na ocasião o Pró-Reitor de Graduação da UFSCar.
O GT Planejamento surgiu após os calendários acadêmicos e administrativos das atividades presenciais de graduação terem sido suspensos na UFSCar por tempo indeterminado para minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. O grupo foi reestruturado no início de 2021 no âmbito do Conselho de Graduação (CoG), e realizava reuniões periódicas para avaliar impactos da pandemia e propor estratégias no âmbito do ensino de graduação, de forma articulada a outras instâncias, como o Comitê Gestor da Pandemia (CGP), vinculado ao ConsUni. Integraram o grupo servidores e representantes de unidades e categorias estratégicas, preferencialmente com vinculação ao CoG. Ouvindo especialistas e representantes de outros espaços institucionais, propostas eram elaboradas e encaminhadas para debate em busca de possíveis sugestões. Em diversas oportunidades, foram criados subgrupos para dar celeridade a encaminhamentos em pautas densas.
A elaboração de novos calendários acadêmicos para permitir a aproximação progressiva ao calendário civil, o aperfeiçoamento de normativas para o Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE) e para o retorno presencial foram algumas das principais propostas do GT Planejamento após sua reestruturação. Também foi o grupo que, em maio de 2022, encaminhou ao Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar a proposta para o retorno seguro das atividades presenciais de graduação. No total, foram 32 resoluções, sendo a primeira delas de 27 de março de 2020.
“Em 2021, nós começamos validar as possibilidades de retorno ao presencial. Nós propusemos as mudanças que, de fato, proporcionaram esse momento, como as regras de distanciamento e as considerações gerais para os laboratórios de ensino. Depois construímos os retornos presenciais seriados. Primeiro o curso de Medicina, depois os demais cursos da área da Saúde, em seguida os estágios, e assim por diante. Nossas ações colaboraram para manter a segurança de estudantes e servidores. E mesmo depois da volta às aulas, em 30 de maio de 2022, o trabalho não acabou. Nós seguimos levantando demandas e propondo ações até agora”, conta Lisandra Borges.
O relatório do GT Planejamento está disponível na página da ProGrad O documento traz uma apresentação de como o grupo surgiu, sua estrutura e as mudanças ao longo do processo. Além disso, há um quadro com todas as resoluções aprovadas pelo CoG a partir das propostas do GT Planejamento.
Calendário
Durante a pandemia, um dos principais desafios foi construir um único calendário acadêmico para os quatro campi da Universidade, devido à heterogeneidade da UFSCar. “Diante de um cenário multicampi, com vários centros acadêmicos, existir uma única direção, que foi o tempo todo pautada no que a Ciência apresentava em relação à condução da pandemia no Brasil, é um diferencial positivo”, ressalta Karina Rossi, professora no Departamento de Morfologia e Patologia da UFSCar e integrante do GT Planejamento.
Lisandra Borges destaca como todos os processos de tomada de decisão no GT Planejamento foram construídos com base no diálogo. Para Larissa Araújo, docente no Departamento de Administração, no Campus Sorocaba, pela universidade ser um espaço diverso, a colaboração de todas as pessoas foi muito importante e determinante. “O trabalho do GT Planejamento conseguiu abarcar a diversidade de cenários de vários cursos e mostrou que existe a possibilidade de uma representação efetiva dos vários campi da UFSCar. Tivemos muitas conversas para definir as estratégias de gestão. Houve um olhar prioritário legítimo para os estudantes, que são as pessoas que estão na ponta recebendo o Ensino Superior público”, disse.
No momento, o calendário vai se aproximando de seu funcionamento regular. O início do primeiro semestre ocorrerá em março de 2024, e a expectativa é que os prazos estejam definitivamente acertados a partir do segundo semestre. Assim como a UFSCar, 12 outras universidades federais iniciaram o calendário de 2023 entre abril e maio, e quase 20 ainda mais tarde. “Hoje, com a situação sanitária sob controle, o incômodo derivado do atraso no calendário ganha outras proporções. Mas não podemos esquecer que as decisões que tomamos, coletivamente, evitaram que a Covid-19 tivesse impactos ainda mais desastrosos na vida da comunidade universitária, e que iniciamos o retorno assim que foi possível fazê-lo com segurança”, lembra o Pró-Reitor de Graduação. “Iniciamos agora uma nova fase, nos aproximando da regularização do calendário, e finalmente com a possibilidade de avançarmos no aprimoramento permanente das condições de oferta de nossos cursos de graduação”, conclui Leiva.