Programa piloto de modernização e inovação do ensino de graduação da UFSCar é apresentado a parlamentares

O programa de indução à modernização e inovação no ensino de Graduação da UFSCar, elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) com apoio do Instituto da Cultura Científica (ICC) e outras unidades, foi apresentado aos parlamentares Orlando Silva, deputado federal, e Thainara Faria, deputada estadual, em encontros presenciais com dirigentes da Universidade, em busca de recursos para a sua implementação.

O programa de indução à modernização e inovação no ensino de Graduação da UFSCar, elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) com apoio do Instituto da Cultura Científica (ICC) e outras unidades, foi apresentado aos parlamentares Orlando Silva, deputado federal, e Thainara Faria, deputada estadual, em encontros presenciais com dirigentes da Universidade, em busca de recursos para a sua implementação. A proposta foi apresentada também ao MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em visita à diretora Mariana Moura, do departamento de Governança e Indicadores de C&T.

O encontro mais recente aconteceu nesta segunda-feira, 31/10, na Reitoria, com a deputada Thainara Faria, que foi recebida pela Vice-Reitora, Maria de Jesus Dutra dos Reis, pelo Pró-Reitor de Graduação, Daniel Leiva e pela Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, Diana Junkes. Na ocasião, o programa foi apresentado em detalhes. A iniciativa reflete a estratégia de gestão da ProGrad que contempla três eixos prioritários: (1) promoção do ingresso na graduação; (2) permanência acadêmica e (3) acompanhamento, monitoramento e relacionamento com egressos.

“Temos um plano estruturado coletivamente na ProGrad e em parceria com o ICC e outras unidades, e estamos em busca da ampliação de recursos para o fortalecimento das atividades previstas. Em 2024 teremos a execução deste programa piloto que contará com projetos nos 08 Centros da UFSCar”, explica Leiva.

Outro tema apresentado à deputada foi o trabalho que tem sido realizado pelo Observatório Mulheres da UFSCar, bem como as demandas necessárias para a sua consolidação. A expectativa, a partir destas reuniões iniciais, é trazer recursos para a Universidade nos próximos meses, a partir de uma atuação próxima entre a Universidade e os parlamentares.