Proposta de Novo Campus: Ana Beatriz se reúne com prefeito de São José do Rio Preto para iniciar tratativas a serem levadas ao Conselho Universitário
A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, se reuniu com o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, na última segunda-feira, 11 de novembro, para dialogar sobre a proposta de expansão da Universidade Federal de São Carlos no município. Além da equipe técnica do atual prefeito, participaram da reunião Ricardo Nonato, representante do governo eleito, João Paulo Rillo, vereador da frente parlamentar para implementação da Universidade Federal no município, Luciana Márcia Gonçalves, Secretária-Geral de Gestão do Espaço Físico da UFSCar, e Danilo Giroldo, Reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
No encontro, agendado a partir de um convite do prefeito, a Reitora da UFSCar apresentou as condições dadas pelo Governo Federal para a implantação do novo Campus no município. O processo de expansão da Universidade, anunciado pelo PAC, depende da avaliação do Conselho Universitário (ConsUni) da Instituição e para apresentar a pauta ao ConsUni, a gestão da UFSCar precisa compreender como o poder executivo municipal apoiará esse processo. “O prefeito se mostrou bastante favorável ao processo de implantação de um Campus da UFSCar em São José do Rio Preto. Ele colocou toda a equipe técnica da prefeitura à disposição e indicou possíveis locais para a implantação. Esta posição foi também ratificada pelo prefeito eleito, Coronel Fábio Candido. As informações discutidas na reunião serão sistematizadas e levadas ao Conselho Universitário, que deve deliberar sobre a expansão da UFSCar a partir da proposta desse novo Campus”, avaliou Ana Beatriz.
Além de discutir os passos iniciais da implantação, a Reitora visitou uma área na região do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) de São José do Rio Preto, local oferecido pela Prefeitura Municipal para a construção do novo Campus. Até que a construção da nova unidade da UFSCar seja finalizada, foi sugerido que as atividades da Universidade ocorram provisoriamente no campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na região do Jardim Congonhas. Novas tratativas devem ocorrer a partir das sugestões apresentadas.
O encontro foi o primeiro de uma série de passos que envolvem a implantação de um novo Campus. Um plano de trabalho será apresentado ao ConsUni e, uma vez aprovado, a gestão da UFSCar fará um trabalho intenso de diálogo com a Prefeitura Municipal e com outros atores econômicos, sociais e políticos de São José do Rio Preto, a fim de desenvolver a melhor estratégia para a implementação da nova unidade da Instituição. A comunidade UFSCar dos quatro campi deve também ter papel ativo nesse processo. Ana Beatriz entende que a reunião realizada no dia 11 de novembro traz elementos importantes para a negociação com o Conselho Universitário: “este é o início de um processo em que serão estabelecidas as bases da negociação para que o Conselho Universitário da UFSCar possa decidir pela expansão da universidade em Rio Preto”.