Recomendação sobre obrigatoriedade do uso de máscara nos campi da UFSCar será deliberada no ConsUni
A mudança na política do uso de máscara nos campi da UFSCar, a partir de deliberação do Comitê Gestor da Pandemia (CGP), que orienta a retirada da obrigatoriedade do uso nas áreas internas dos campi, será tema de reunião do Conselho Universitário (ConsUni) no dia 8 de novembro, às 10 horas, com transmissão ao vivo no canal UFSCar Oficial no YouTube. A pauta está disponível na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC).
Em sua 52ª reunião ordinária, realizada no dia 27 de outubro, o CGP deliberou por recomendar ao Conselho Universitário que o uso de máscara nos espaços internos da UFSCar deixe de ter status de obrigatoriedade, passando a ser recomendado. O Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS) organizará orientações de condutas recomendadas no cuidado epidemiológico da Covi-19 nesse novo contexto institucional.
O CGP recomenda ainda que a obrigatoriedade do uso de máscara seja mantida nas Unidades de Atendimento à Saúde da Instituição (DeAs, DeACE, USE, SerPM, SerMT e Unidade de Simulação), tendo em vista, especialmente, a responsabilidade e o cuidado com o usuário atendido. Finalmente, no caso da Unidade de Atendimento à Criança (UAC), o CGP recomenda fortemente a manutenção do uso de máscaras. Essa indicação foi subsidiada por dois fortes argumentos de ordem técnica: 1) a não vacinação de crianças até 3 anos; e 2) indicadores epidemiológicos apontando que atualmente 25% da mortalidade por Covid-19 está relacionada a esse grupo populacional. A orientação é que a organização das condições de proteção nessa unidade seja construída num trabalho conjunto entre NEVS/CGP, profissionais e gestores responsáveis por essa unidade, visando atender apropriadamente às condições específicas desse espaço, das suas atividades e do seu público usuário.