Reitora Ana Beatriz de Oliveira é empossada pelo MEC
Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 9 de julho, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, a professora Ana Beatriz de Oliveira foi oficialmente empossada para o segundo mandato como reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento foi conduzido pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e teve a presença da Vice-Reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis. O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Silmário Batista dos Santos, também foi empossado na cerimônia.
Na solenidade, o ministro Camilo Santana reforçou que o governo tem atuado para recompor o orçamento das instituições federais de ensino superior (IFES). “A gente tem feito um grande esforço, desde 2023, na recomposição orçamentária das instituições federais e sua inclusão no PAC, para diminuição das desigualdades educacionais. E estamos trabalhando em busca de mais recursos. Queremos elaborar um Projeto de Lei que dê sustentabilidade orçamentária para as nossas instituições federais, para que elas tenham previsibilidade e segurança para o planejamento. Chegou a hora de garantirmos um orçamento sustentável das nossas instituições, para os reitores e reitoras do nosso país poderem planejar o futuro da Educação Superior”, destacou o ministro Camilo Santana.
Ao realizar seu discurso de posse, Ana Beatriz reforçou a importância do diálogo com o MEC e o trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério, especialmente na tentativa de garantir um orçamento estável para as IFES. A Reitora também expressou esperança nos avanços da UFSCar, destacando a importância da eleição de 2022 para a valorização das universidades. Ao comemorar os 55 anos da Instituição, a professora destacou a entrega da primeira obra do novo PAC, o Complexo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação em Engenharia Mecânica, que teve a construção iniciada em 2018, e a reforma da moradia estudantil no campus São Carlos como marcos de renovação.
A gestora da UFSCar reafirmou o compromisso da Universidade com a inclusão, com a diversidade e com a justiça social, lembrando da importância de ampliar a presença de mulheres, de pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ em espaços onde elas ainda são sub-representadas. Ana Beatriz também reforçou a missão da Instituição na defesa da democracia e da educação pública de qualidade, guiada por respeito, união e esperança. “Seguiremos trabalhando em defesa da nossa democracia e em prol da educação pública, gratuita, de excelência, inclusiva e transformadora. Com firmeza, convicção e esperança, sempre! Esperancemos!”, finalizou a Reitora.
Ana Beatriz de Oliveira
Ana Beatriz de Oliveira é a atual reitora da UFSCar, universidade em que construiu toda sua trajetória acadêmica, com graduação, mestrado e doutorado em Fisioterapia. Professora Titular, ingressou como docente do Departamento de Fisioterapia em 2009 e atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, coordena o Laboratório de Cinesiologia Clínica e Ocupacional (LACO) e possui especialização em Saúde e Segurança Ocupacional pelo Instituto Sueco de Vida no Trabalho. Desenvolve pesquisas nas áreas de fisioterapia preventiva, ergonomia e estudo do movimento, como Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Ocupou cargos de gestão como diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar (2014–2018) e representou a Região Sudeste no Diretório Nacional da Andifes (2022–2023; 2023–2024). Atualmente em seu segundo mandato como reitora, também representa o Brasil no Comitê Diretivo da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).
Maria de Jesus Dutra dos Reis
Maria de Jesus Dutra dos Reis é doutora em Psicologia e vice-reitora da UFSCar desde 2021, onde também exerceu funções de gestão como vice-diretora (2001–2004) e diretora (2004; 2016–2020) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Especialista em análise do comportamento, desenvolve pesquisas sobre ansiedade, depressão, estresse, saúde e qualidade de vida, além da relação terapeuta-paciente e eficácia de intervenções terapêuticas. Foi responsável pela implantação do curso de graduação em Psicologia e do Programa de Saúde Mental da Unidade Saúde-Escola da UFSCar. Foi também reconhecida como Membro Honorário e Vitalício pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) pela relevância de sua atuação na área (2018).