Reitora da UFSCar discute ocupação e distribuição de vagas técnico-administrativa em reunião da Andifes
Nos dias 23 e 24 de abril, Ana Beatriz de Oliveira, reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), esteve em Brasília para participar da 179ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro teve como pautas a ocupação de vagas, permanência e mobilidade de estudantes, o orçamento de 2025, parcerias com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (QRSTAE).
Para dialogar sobre a distribuição de vagas QRSTAE, a Coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), Mirian Dantas, apresentou, na tarde do dia 24/4, uma proposta de redistribuição de cargos que visa equalizar a diferença de servidores técnico-administrativos entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A pauta foi defendida pela Reitora da UFSCar, que entende a necessidade tornar a relação entre técnico-administrativos e docentes mais equitativa. “Considerando o nosso quadro exíguo de servidores técnico-administrativos, nossa expectativa é que a UFSCar receba uma quantidade de vagas dessa distribuição. Os dados ainda não foram divulgados porque a discussão se deu a partir dos princípios, mas como nós temos indicadores muito baixos, a nossa expectativa é avançar na busca do equilíbrio em relação a outras universidades e num contingente que seja mais adequado para o pleno desenvolvimento da UFSCar”, aponta Ana Beatriz.
Além do Quadro de Referência, outras discussões importantes aconteceram na reunião do Conselho Pleno da Andifes. O dia 23/4 foi dedicado ao seminário “Ocupação de vagas, permanência e mobilidade”. O encontro reuniu gestores, representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir um panorama da oferta e ocupação de vagas nas universidades públicas. A discussão teve como questões centrais os desafios da permanência estudantil, o monitoramento do PNAES, o aprimoramento das estratégias para ocupação de vagas remanescentes e as dificuldades do processo de matrícula do SiSU.
Na manhã do dia 24/4, gestoras e gestores dialogaram sobre o orçamento de 2025, reforçando a expectativa de que o MEC anuncie a recomposição dos recursos que foram cortados pelo Congresso durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) deste ano. Além da pauta orçamentária, o Conselho Pleno da Andifes recebeu o Secretário de Educação Superior, Marcus Vinicius David, para dialogar sobre a reorganização da equipe da Secretaria Nacional de Educação Superior (Sesu), que passa a contar com mais uma diretoria, voltada especificamente para assuntos acadêmicos e comandada pela ex-reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Pellanda. A diretoria responsável pelo orçamento e pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) será comandada por Juscelino Pereira Silva, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
O ministro Wellington Dias, que comanda o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) também esteve presente na 179ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes. Durante o diálogo com o ministro, a Reitora Ana Beatriz de Oliveira sinalizou a importância do trabalho conjunto com o MDS na pauta da segurança alimentar nas universidades, para robustecer os restaurantes universitários, além da necessidade de fortalecer o CadÚnico, adotado pela UFSCar no ingresso pelas ações afirmativas e nos programas de assistência e permanência estudantil, em especial para garantir que o sistema não saia do ar durante os períodos de ingresso de estudantes.
Gestão em movimento
Nos meses de março e abril, a Reitora Ana Beatriz de Oliveira realizou também uma série de reuniões de articulação em Brasília, na região de Sorocaba e São Paulo. Os encontros com gestores públicos, parlamentares, prefeitos, reitores e sindicatos tiveram como objetivo buscar apoio em pautas estratégicas para a UFSCar.
Em 19 de março, Ana Beatriz e Danilo Giroldo, Assessor Especial da Reitoria, estiveram com toda a equipe da Secretaria de Educação Superior (Sesu) para compartilhar com o novo Secretário Marcus Vinicius David as ações da UFSCar em relação à expansão e consolidação da UFSCar. Na reunião a Reitora da UFSCar apresentou os planos para a retomada do projeto do campus Lagoa do Sino; o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); a demanda de ampliação do quadro técnico-administrativo e da estrutura organizacional, com novas CDs e FGs e; a expansão da UFSCar para o município de São José do Rio Preto.
Ainda no mês de março, a gestora participou da 204ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada nos dias 26 e 27 de março. O encontro teve como pautas um seminário sobre comunicação institucional, o diálogo com a Sesu e com o Tribunal de Contas da União (TCU), a apresentação do relatório do Conselho Fiscal da Andifes e a agenda de inovação das universidades federais de ensino superior.
No dia 1 de abril, a Reitora da UFSCar esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em diálogo com diversos parlamentares, para apresentar a instituição, seus projetos e necessidades. Estiveram em pauta o Hospital Universitário (HU), a consolidação dos campi, a expansão da UFSCar para o interior do estado e a importância do apoio dos parlamentares às demandas da universidade. Em 7 abril, Ana Beatriz realizou uma série de agendas na região de Sorocaba, visando dialogar sobre pautas estratégicas para o campus. Na ocasião, a Reitora se encontrou com o Prefeito de Salto do Pirapora, Matheus Marum de Campos, e com o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Candido Soares.