Reitora da UFSCar inaugura o Ciclo Básico 2 e a Quadra Poliesportiva do Campus Lagoa do Sino
Na última quarta-feira, 18 de dezembro, a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, esteve no campus Lagoa do Sino para realizar a inauguração do prédio Ciclo Básico 2 e da Quadra Poliesportiva. Em um evento que contou com a presença de estudantes, servidores e convidados externos, a professora ressaltou a importância simbólica daquele momento e reafirmou o compromisso da Administração Central com a ampliação do campus.
O Ciclo Básico 2 é um complexo composto por salas de aulas, gabinetes docentes, auditório, laboratórios didáticos e salas administrativas, que atenderá os cinco cursos de graduação oferecidos pelo Centro de Ciências da Natureza (CCN), do Campus Lagoa do Sino. O complexo começou a ser construído em 2016 e até sua entrega, em 2024, a obra enfrentou um interrompimento e um novo processo licitatório. O professor Alberto Carmassi, Diretor do Campus Lagoa do Sino, reforçou que “a entrega do Ciclo Básico 2 foi carregada por muita história, muita luta e muita resistência para garantir que a obra fosse finalizada”. Estiveram no evento a equipe da Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF), a Prefeitura Universitária (PU), a Direção do CCN, a Reitoria da UFSCar, discentes e docentes do campus e empresas parceiras da Fazenda Escola Lagoa do Sino.
Após a inauguração do complexo, Ana Beatriz foi conhecer um jardim filtrante construído pelo Centro de Extensão e Pesquisa em Água e Efluentes (CEPAE), vinculado ao Campus. O projeto piloto, elaborado por estudantes do curso de Engenharia Ambiental, tratará as águas provenientes do banheiro feminino do Ciclo Básico 2 e a tecnologia desenvolvida pelo grupo será replicada nas comunidades da região. “Vejo nesse trabalho o cumprimento da missão desse campus, que é produzir tecnologia na universidade e aplicá-la nas comunidades, contribuindo com o desenvolvimento regional”, comentou a professora.
A Reitora também visitou a primeira Oca da Universidade Federal de São Carlos, idealizada e construída pelo Centro de Culturas Indígenas (CCI) em parceria com a Diretoria do campus. O espaço, inaugurado na IV Semana Indígena da UFSCar Lagoa do Sino, em 27 de novembro, será cercado por uma roça com plantas nativas e medicinais e reúne grafismos e escritas de diferentes povos indígenas.
As atividades do período da manhã se encerraram com a inauguração da Quadra Poliesportiva do Campus Lagoa do Sino. “A Quadra Poliesportiva tem um papel importante de promoção do esporte e de saúde mental, principalmente entre os estudantes, pos isso, é muito gratificante termos concluído esse projeto”, comentou a professora Ana Beatriz durante o evento. No período da tarde, a reitora participou de um encontro aberto do projeto "Transição para uma Nova Agricultura" e se reuniu com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para dialogar sobre o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão de forma conjunta.