Reitora da UFSCar integra nova diretoria da Andifes
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu sua nova diretoria na última quinta-feira, 24 de julho. A chapa “Unidade e Representatividade para Avançar” foi eleita e empossada durante a 206ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da entidade. A Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, é uma das vice-presidentes eleitas.
Composta por representantes das cinco regiões brasileiras, a equipe assume um compromisso com a atuação articulada, democrática e proativa para fortalecer a Andifes e promover um diálogo permanente entre Diretoria, Comissões Temáticas, Fóruns de Pró-Reitores/as e Diretório Nacional.
A presidência da Andifes será ocupada por José Geraldo Ticianeli, Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e representante da região Norte. Integram a nova diretoria quatro vice-presidentes: Ana Beatriz de Oliveira, Reitora da UFSCar e representante da região Sudeste; Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, Reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e representante da região Centro-Oeste; Georgina Gonçalves dos Santos, Reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e representante da região Nordeste; e João Alfredo Braida, Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), representando a região Sul. Em consonância com uma das propostas apresentadas em sua Carta Programa, o fortalecimento da equidade de gênero e diversidade nas universidades federais e CEFETs, a nova gestão tem maioria de reitoras.
A nova diretoria se guiará por dois eixos estratégicos: o aprimoramento da gestão interna da Andifes e a atuação em prol de avanços das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs).
Em relação ao primeiro eixo, o aprimoramento da gestão interna da Associação, a nova diretoria tem como foco o fortalecimento da imagem e da articulação institucional da Andifes, a ampliação do diálogo com as entidades representativas das comunidades acadêmicas, a melhoria da comunicação interna, e a atualização do processo eleitoral da Diretoria Executiva.
O segundo eixo, atuação em prol de avanços das IFES e CEFETs, diz respeito a uma série de propostas voltadas à garantia da autonomia universitária e ao financiamento público; à defesa do ingresso na educação superior, da permanência estudantil, das ações afirmativas, da acessibilidade, da cultura da paz e da ciência; à modernização dos cursos de graduação e pós-graduação, levando em consideração a discussão sobre inteligência artificial, mudanças climáticas, pesquisa e formação de professores; ao fortalecimento de áreas, ações e estruturas específicas, como as demandas de estágio e financiamento dos cursos da saúde, da internacionalização; e à ampliação da estrutura organizacional e de pessoal das instituições representadas pela Andifes.
Para a reitora Ana Beatriz de Oliveira, a participação neste processo eleitoral e a possibilidade de estar à frente da direção pelo próximo ano “é um reconhecimento do envolvimento da UFSCar nesse espaço de articulação tão importante para as universidades federais e os CEFETs, o que tem ocorrido a partir de uma percepção relativa à defesa do coletivo e da construção de bases para o avanço de toda a Rede Andifes”. A reitora ainda destaca que “a defesa da autonomia e principalmente do fim da lista tríplice seguirá sendo uma pauta de forte atuação dessa nova diretoria”. Por fim, a professora Ana Beatriz ressalta que “esse período será especialmente desafiador em razão do cenário político e das eleições de 2026, mas estamos [a nova diretoria] seguros de que será também uma oportunidade para defender e consolidar o papel estratégico das Universidades e da Ciência no desenvolvimento e soberania do país”.