Reitora da UFSCar participa da 12ª edição do ato “Direitos Já! Em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional”

Ana Beatriz de Oliveira destacou a importância da democracia e da luta pela autonomia das instituições de ensino superior do país.

Na última segunda-feira, 15/9, Dia Internacional da Democracia, Ana Beatriz de Oliveira, Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participou da 12ª edição do movimento Direitos Já!, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a UFSCar. O evento ocorreu no teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Tuca/PUC-SP), e reuniu lideranças políticas de diferentes espectros partidários, personalidades internacionais, representantes da sociedade civil, artistas, intelectuais, juristas e líderes religiosos para a discussão sobre a defesa da democracia e da soberania nacional.

O movimento Direitos Já! foi criado em 2019, e desempenhou papel central na articulação da Frente Ampla nas eleições de 2022, além de organizar mobilizações durante a pandemia e após os ataques à democracia em 8 de janeiro de 2023. O idealizador e coordenador geral do movimento, Fernando Guimarães Rodrigues iniciou o ato da última segunda-feira com a leitura de um manifesto que reafirma o compromisso e respeito da sociedade brasileira com a democracia, a soberania do país e o Supremo Tribunal Federal (STF), O manifesto também se posiciona de forma contrária à influência externa dos Estados Unidos no Brasil e a à concessão de anistia aos envolvidos nos ataques ao regime democrático brasileiro.

O Ministro do STF, Gilmar Mendes, também esteve presente na manifestação. Em sua fala, destacou o momento crítico pelo qual a democracia brasileira passa. “Raramente, nós vivemos um momento tão difícil nesses 40 anos de democracia, 37 anos da Constituição de 1988. Mas as instituições têm sabido ser resilientes e é fundamental o apoio da sociedade civil ao Supremo e a todas as instituições nacionais”, ressaltou o magistrado.

A Reitora da UFSCar e Vice-Presidenta da Andifes, representando as instituições federais de ensino superior, evidenciou a importância de se rememorar a história do Brasil em relação às lutas pela democracia. A gestora também reforçou a necessidade de se olhar para a atualidade, retomando o momento recente em que mais de 20 instituições federais de ensino superior, incluindo a UFSCar, tiveram sua autonomia comprometida pela não nomeação de reitores e reitoras legitimamente eleitos por suas comunidades acadêmicas. Ana Beatriz também alertou para os riscos constantes do negacionismo científico, que representam uma ameaça cotidiana à produção de conhecimento e à integridade das universidades públicas.

Oliveira acrescentou em sua fala a importância das instituições de ensino superior e o seu papel elementar ao país. “Somos instituições que produzem conhecimento, formam pessoas, promovem a inclusão e contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento regional e nacional. Por isso, somos motores da soberania do nosso país. Nossa autonomia, garantida pela Constituição, nos dá condições de promovermos e vivenciarmos a democracia no nosso dia-a-dia, formando cidadãos críticos e conscientes do seu papel social. O encontro do Brasil com seu passado, presente e futuro, como proferiu a Ministra Carmem Lúcia em seu voto, que levou à maioria pela condenação dos golpistas, foi e seguirá sendo importante para a defesa da nossa democracia” afirmou a Reitora.